ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com união com a Guarda, PM passa a realizar uma blitz por dia na Capital

Flávia Lima | 30/06/2015 12:43
Apreensões de motos lideram nas ações conjuntas entre GM e PM. (Foto:Divulgação)
Apreensões de motos lideram nas ações conjuntas entre GM e PM. (Foto:Divulgação)

A parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar fez com que o número de blitze crescesse 275% na Capital. De acordo com o tenente-coronel Renato Tolentino, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, antes da união com a Guarda, a corporação conseguia realizar, no máximo duas blitze por semana. Agora esse número passou a pelo menos uma operação por dia.

Apesar de ainda não ter completado um mês, as ações conjuntas já vem surtindo efeito positivo. De acordo com levantamento feito a partir da segunda quinzena de mês, tanto a Secretaria de Segurança do município quanto a PM consideram os resultados satisfatórios.

Somente nos últimos 20 dias foram realizadas mais de 400 remoções de veículos ao pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e constatados mais de 2 mil carros irregulares somente nos primeiros seis meses do ano.

Ainda de acordo com Tolentino, cerca de 35% da frota da Capital apresenta irregularidades. As mais comuns, no caso de motociclistas, é a falta de CNH. Já quanto aos veículos, as infrações que mais se repetem são a falta de acessórios de segurança, equipamentos em mal estado de conservação, como pneus carecas, além de licenciamento vencido.

“Consideramos o índice de apreensões compatível com o número de veículos irregulares”, diz o comandante. Segundo ele, as blitze irão priorizar os bairros e pontos da cidade com maior número de denúncias. Entre as regiões que apresentam mais problemas estão a das Moreninhas, Jardim Los Angeles, região do Aeroporto Internacional e altos da Avenida Afonso Pena.

Nesses locais, segundo ele, é comum encontrar pessoas realizando rachas, empinando motos e dirigindo embriagado. No entanto, Tolentino frisa que as operações serão intensificadas em todas as regiões. “Apenas teremos um cuidado maior nesses pontos, mas toda a cidade será contemplada com as blitze”, explica”.

Com o tempo, as ações frequentes devem refletir em um trânsito mais seguro, já que a expectativa é que aumente a conscientização do motorista, segundo o comandante. “O próprio motorista ao ver que está sendo mais observado, começa a mudar sua postura. Isso vai, inclusive, gerar economia até no sistema de atendimento de emergência da rede pública, já que o número de acidentes tende a cair”, ressalta.

Ao todo, pelo menos 25 policiais participam diretamente das operações e a expectativa é que com os investimentos na Segurança Pública, anunciados pelo governador Reinaldo Azambuja, o policiamento seja intensificado.

No entanto, as ações, mesmo em um curto período, já surtem efeitos. Segundo dados do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), de janeiro a maio de 2014 foram 44 mortes. Já no mesmo período deste ano, o número caiu para 24 vítimas fatais, uma redução de quase 50% de um ano para o outro.

Em reunião nesta segunda-feira (29), para apresentação dos dados, o secretário municipal de Segurança, Valério Azambuja, afirmou que a meta é intensificar a parceria junto a Polícia Militar, por isso uma série de ações para o próximo semestre já foram idealizadas pelas corporações.

Uma delas, é a atuação da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito nos cruzamentos com maiores índices de acidentes da cidade. A ideia é desenvolver ações de prevenção e fiscalização. “Os pontos serão eleitos de acordo com as estatísticas e as abordagens deverão ocorrer em todas as regiões da cidade. Acreditamos que somente com essa cooperação é que poderemos reduzir ainda mais estes números”, destacou Valério Azambuja.

Nos siga no Google Notícias