ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

OAB-MS promove evento sobre suicídio e depressão na próxima semana

Nyelder Rodrigues | 17/11/2016 22:16

A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul realiza em Campo Grande na próxima quarta-feira (23) um ciclo de palestras sobre o suicídio e a depressão, assuntos que apesar de tão presentes na sociedade, ainda são um tabu para muitas famílias.

O evento, nomeado como o I Ciclo de Palestras sobre Suicídio e Depressão, ocorrerá a partir das 19h, no auditório da OAB - localizado nos altos avenida Mato Grosso. No Brasil, o número de pessoas que cometeram suicídio perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos - excluindo doenças.

Dados do Mapa da Violência 2014 apontam que Mato Grosso do Sul teve a segunda maior taxa de suicídios na população jovem do país. Outra estatística alarmante é sobre os casos de tentativa de suicídio. Para cada pessoa que se suicida, outras 20 tentaram se matar. A média é de uma tentativa a cada dois segundos.

"Precisamos levar esse trabalho de conscientização não só para as escolas públicas e particulares, mas para comunidades, empresas e demais ambientes organizacionais. O ciclo de palestras é só o início desta participação da OAB", afirma a vice-presidente da Comissão de Direito Social da OAB-MS, Andréia Bilange Baião

Ela também comenta que a abordagem do tema será multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras e especialistas que possam contribuir com medidas efetivas de auxílio na prevenção contra o suicídio.

"É preciso que haja um melhor entendimento sobre o assunto e o debate proposto no Ciclo de Palestras tem a intenção de abolir a ideia e o preconceito de que a depressão é frescura", opina a advogada e representante da Comissão de Segurança Pública da OAB-MS, Isabela Saldanha.

As inscrições para o ciclo de palestras podem ser feitas pelo site da ESA-MS (Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul, o www.esams.org.br. Serão emitidos certificados mediante prévia inscrição. Outros detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelos telefones (67) 3342-4000 e 98111-0970.

Nos siga no Google Notícias