ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

OAB realiza audiência para debater paralisação de transplantes de rins no Estado

Michel Faustino | 09/12/2014 16:58

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional de Mato Grosso do Sul irá realizar nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, uma audiência pública para debater a paralisação de transplantes de rins no Estado. O evento será no auditório da OAB-MS, na Rua Mato Grosso, 4700.

Segundo a presidente da ABMCJ (Comissão de Assistência à Cidadania da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica), Tatiana Marques Garcia, mais de 400 renais crônicos na fila aguardando a cirurgia e há mais de um ano o sistema de transplantes de rins da Santa Casa de Campo Grande está paralisado.

O presidente da OAB-MS Júlio César Souza Rodrigues destacou que é necessário que uma solução para este problema seja encontrada com urgência.

"É uma situação que chegou ao limite. Precisamos debater e ouvir dos entes públicos soluções para este gravíssimo problema na saúde pública estadual", disse.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Joatan Loureiro, os pacientes precisam se deslocar até outros Estados para realização da cirurgia.

"É uma situação complexa em função da fragilidade da saúde de alguns para viajarem ou pela insuficiência de recursos para se levar um acompanhante", revelou.

Com a audiência pública, a Comissão de Direitos Humanos espera chamar a atenção para o debate. "Esperamos reunir entes municipais e estaduais ligados à saúde pública para participar do debate e propor soluções para o problema", destacou Joatan Loureiro.

Nos siga no Google Notícias