ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura apresenta Orla Ferroviária como alternativa de valorização do Centro

Marcio Breda e Ítalo Milhomem | 24/02/2011 21:58
Prefeito Nelsinho Trad apresenta projeto a moradores nesta quinta. Foto: João Garrigó
Prefeito Nelsinho Trad apresenta projeto a moradores nesta quinta. Foto: João Garrigó

O leito dos trilhos que passam pelo Centro de Campo Grande, desde a Morada dos Baís, na Avenida Afonso Pena, até a Mato Grosso, deve começar a ganhar uma cara nova a partir de abril, quando a prefeitura inicia as obras da Orla Ferroviária.

Nos mesmos moldes da Orla Morena, o local irá reunir alternativas de diversão a um novo tipo de comércio, que irá explorar o lado histórico de Campo Grande.

Nesta quinta-feira (24) o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) fez o lançamento do projeto e discutiu com moradores e comerciantes da região como funcionará a Orla. Quem decidir aproveitar o imóvel para abir bares, restaurantes ou espaços culturais, será inserido no Prodes, programa de isenção de impostos.

A idéia é fazer do local um corredor cultural de 900 metros que funcionará 24 horas e que irá utilizar a história da Capital como pano de fundo.

Não haverá acesso de carros e o comércio deve mesclar bares e restaurantes com a venda de produtos típicos e de comunidades que contruiram Campo Grande, como japonesa e árabe.

O trilho será preservado como artigo histórico e será construída uma ciclovia. Serão investidos R$ 3.9 milhões, recursos financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em obras de urbanização, paisagismo e mobiliários de lazer.

De acordo com a prefeitura, os proprietários das proximidades da Rua Calógeras terão cerca de um mês para nivelarem o fundo das casas e comércios com a Orla Ferroviária, porque depois desse prazo, nenhuma alteração poderá ser feita nas fachadas que ficam ao longo da orla.

Durante as obras representantes da Planurb, do Sebrae/MS, da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande darão suporte aos comerciantes para novas idéias. Porém, o resgate da história do Centro será levado em conta na avaliação dos novos comércios.

Prospecto da Orla. Divulgação: Prefeitura
Prospecto da Orla. Divulgação: Prefeitura

Dúvidas – Apesar do projeto já estar garantido, moradores e comerciantes da região ainda não foram notificados pela prefeitura quanto às desapropriações. Serão necessárias dez, para que os imóveis deem lugar aos projetos de lazer e estrutura.

Segundo Elton Leal Loureiro, de 33 anos, advogado, seu comércio tem 48 metros de fachada para a Orla e pode ser um dos que sofrerão intervenção. Mas ele ainda não tem certeza. “Nós não fomos informados. Sabíamos que algo seria feito, mas não o que era, por isso viemos”, explica.

A maior dúvida dos proprietários é quanto ao pagamento da desapropriação. Como a área da Calógeras passa por um processo de desvalorização, eles temem que o preço seja baixo comparado aos valores que podem chegar após as obras.

De acordo com a diretora-presidente do Planurb, Marta Lúcia da Silva Martinez, a notificação feita aos proprietários das áreas desapropriadas é um processo demorado. Porém, uma lista de imóveis que serão utilizados está disponível na Rua Helio de Castro Maia, 279.

Nos siga no Google Notícias