ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Região do shopping está preparada para receber até 80 milímetros de chuva em uma hora

Wendell Reis | 28/12/2011 11:41
Rua vai facilitar acesso e desafogar trânsito na região(Foto:João Garrigó)
Rua vai facilitar acesso e desafogar trânsito na região(Foto:João Garrigó)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), está retornando de Brasília nesta tarde (28) e já tem um compromisso agendado. O prefeito vai visitar a segunda parte da obra de contenção de enchentes e acesso próximo ao Shopping Campo Grande. Após a visita Trad decidirá se a obra será entregue nesta quinta ou na sexta-feira (29).

A obra já está em fase final de execução, com instalação de meio-fio, abertura de boca de lobo, sinalização, arborização e arremates. A previsão é de que a obra seja entregue para liberar o acesso e a parte de paisagismo seja concluída aos poucos. O projeto vai garantir a ligação viária da rua Via Parque a Paulo Coelho Machado, por meio de uma nova rua, chamada de Mauro Rogério de Barros Vanderlei. A nova via vai facilitar o acesso a rua Rubens Gil de Camilo, cortando a avenida Afonso Pena.

A obra também inclui uma alça de acesso da Mauro Rogério a Paulo Coelho Machado, no sentido Afonso Pena-Mato Grosso, ligação da Via Parque a Ivan Fernandes Ferreira, que margeia o Parque das Nações Indígenas. A nova via vai garantir o acesso a rua Coronel Cacildo Arantes, passando pela Afonso Pena, evitando os retornos que acabam dando um nó no trânsito.

Nascente do Prosa foi preservada e receberá paisagismo para atrair a população e animais(Foto:João Garrigó)
Nascente do Prosa foi preservada e receberá paisagismo para atrair a população e animais(Foto:João Garrigó)

Contenção de Enchentes - A obra próxima ao Shopping também contém instalação de gabião para amenizar a força da água e a construção de um poço de contenção de 15.000 m³ de água. O poço de contenção é o quinto aberto para evitar enchentes. Os outros estão instalados próximo ao Parque do Sóter e no Parque das Nações Indígenas.

A Prefeitura também instalou outras cinco barragens e deve instalar a sexta para tentar evitar os problemas com a enchente. Somadas todas as intervenções, a barreira montada para atenuar a força da água deixa o local preparado para receber uma chuva de uma hora e com até 80 milímetros. A capacidade foi baseada nos índices de chuvas do Estado e só deve ser rompida caso ocorra uma chuva que nunca caiu em Campo Grande.

O projeto também inclui a preservação de uma das nascentes do córrego Prosa. O local possui diversos peixes e foi preservado. A Prefeitura deve fazer um projeto de paisagismo, garantindo a plantação de buriti, ipê, guariroba, bocaiúva, jenipapo, pitanga e acerola, tudo para alimentar os peixes e pequenos animais que habitam a região.

A obra tem custo aproximado de R$ 8 milhões e possui 200 metros de canalização, com galerias de concreto de 3,5 metros/ 7 metros, muro de arrimo próximo ao Shopping, paisagismo e pavimentação.

Nos siga no Google Notícias