ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Obras de revitalização da Ernesto Geisel serão feitas em seis etapas

Olarte assinou hoje ordem de licitação para obras do Parque Linear Anhanduí

Michel Faustino | 05/03/2015 17:58
Ordem de licitação foi assinada na tarde de hoje. (Foto: Alcides Neto)
Ordem de licitação foi assinada na tarde de hoje. (Foto: Alcides Neto)

As obras de revitalização da Avenida Ernesto Geisel que contam com investimento de cerca de R$ 68 milhões serão executadas em seis etapas. Nesta quinta-feira (05), o prefeito Gilmar Olarte (PP) participou de solenidade de assinatura da ordem de licitação para implantação do Parque Linear Anhandui, que deve beneficiar direta e indiretamento cerca de 150 mil habitantes da região urbana do Anhanduizinho, considerada a mais populosa da Capital.

Segundo Olarte, a divisão em seis lotes deverá dar mais celeridade a obra que tem previsão de ser entregue em 18 meses a partir da ordem de serviço. Olarte disse que a expectativa é de que o processo licitatório seja concluído em um prazo de 45 a 60 dias e as obras já sejam iniciadas.

“Vamos aguardar esse prazo para concluir a licitação e ai já iremos iniciar a obras. E vamos fazer isso da forma mais rápida possível”, disse.

O projeto “final”, aprovado há cerca de duas semana pela Caixa Econômica Federal, precisou passar por uma série de ajustes ao longo dos seis anos de sua concepção. A primeira versão, de 2008, foi concebida dentro do Programa de Saneamento para todos. Previa intervenções pontuais com muro de contenção para conter a erosão nas margens no trecho até a avenida Manoel da Costa Lima. Como as margens não se estabilizaram e continuaram desbarrancando, a Caixa não aceitou o projeto.

Na alteração, encaminhada pela Prefeitura, foi prevista a execução da obra inteira no trecho entre a Rua Santa Adélia até a Avenida Campestre, no Aero Rancho.

Conforme o prefeito, foi necessário ajustes no projeto para garantir soluções definitivas e que também pudessem otimizar os gastos.

“Optamos em fazer algo que acabasse de vez com o problema. É preciso que se faça algo definitivo e não somente paliativo. Até mesmo para evitar que a obra seja prejudicada”, ponderou.

Áreas de convivênciaAs obras do Rio Anhanduí também vão criar um espaço público de lazer e convivência. Será implantada uma ciclovia de 8,5 quilômetros, que ligará a rua Santa Adélia até a avenida Campestre, já no bairro Aero Rancho, além de pista de caminhada com calçadas largas, acessibilidade nas esquinas e acessos. Para o trecho entre as avenidas Vila Nova Artigas e Campestre, foram planejadas seis praças de convivência.

As obras do Rio Anhanduí também vão criar um espaço público de lazer e convivência. (Foto: Reprodução)
As obras do Rio Anhanduí também vão criar um espaço público de lazer e convivência. (Foto: Reprodução)
A obra contempla além da canalização e a revitalização das margens do rio, o recapeamento da avenida Ernesto Geisel. (Foto: Reprodução)
A obra contempla além da canalização e a revitalização das margens do rio, o recapeamento da avenida Ernesto Geisel. (Foto: Reprodução)

Projeto - A obra contempla além da canalização e a revitalização das margens do rio, o recapeamento da avenida Ernesto Geisel numa extensão de 7,5 quilômetros, trecho entre a rua Santa Adélia (em frente do shopping) até a avenida Campestre, no bairro Aero Rancho; a implantação de seis praças de convívio; pista de caminhada e ciclovia, além de defensas metálicas em pontos de risco para queda de veículos no rio.

O projeto anterior, elaborado em 2008, foi refeito e contempla medidas para evitar o transbordamento do Anhanduí que passou a receber uma carga 10 vezes maior de águas da chuva nos últimos anos. Segundo os técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação, esta situação decorreu do processo de impermeabilização do solo, gerado com a construção de novos empreendimentos e obras de pavimentação dos bairros localizados no entorno da bacia que desemboca no rio. A enxurrada ganhou velocidade, passou a chegar com mais rapidez ao leito do rio e, com isto, as margens começaram a desbarrancar e os transbordamentos ficaram mais frequentes.

O projeto prevê a construção de muros laterais com placas de concreto e sistema gabião que permitirá a drenagem e a urbanização com grama, no trecho entre a rua Santa Adélia e a avenida Manoel da Costa Lima. Deste ponto até avenida Campestre, será executado um serviço de controle de água no canal, com escadarias, dissipadores e obras pontuais nos locais que recebem as águas da chuva que descem dos bairros localizados nas duas margens. Os dissipadores, uma espécie de degraus colocados no leito do rio, são necessários para reduzir a velocidade da água e melhorar o escoamento.

Todo o sistema de drenagem ao longo do rio será corrigido para pôr fim às enchentes. O fundo do rio não será concretado para garantir sua biodiversidade. Para evitar erosão e manter o leito estabilizado, serão instalados travessões a cada 20 metros.

Como a avenida Ernesto Geisel, conhecida como Norte Sul, recebe um grande fluxo de veículos em todo trecho onde haverá intervenção, serão instaladas nas curvas e pontos de risco de defensas metálicas (guard rail) de proteção, evitando queda de veículos.
Áreas de convivência.

As obras do Rio Anhanduí também vão criar um espaço público de lazer e convivência. Será implantada uma ciclovia de 8,5 quilômetros, que ligará a rua Santa Adélia até a avenida Campestre, já no bairro Aero Rancho, além de pista de caminhada com calçadas largas, acessibilidade nas esquinas e acessos. Para o trecho entre as avenidas Vila Nova Artigas e Campestre, foram planejadas seis praças de convivência.

Nos siga no Google Notícias