ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Obras de saneamento beneficiam mais de 300 casas no bairro Atlântico Sul

Flávia Lima | 17/07/2015 09:13
Obras de saneamento básico já foram concluídas no Atlântico Sul. (Foto:Divulgação)
Obras de saneamento básico já foram concluídas no Atlântico Sul. (Foto:Divulgação)

Famílias do bairro Atlântico Sul que estão recebendo obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), executadas pela prefeitura da Capital, já contam com rede de esgoto sanitário. As obras foram concluídas pela concessionária Águas Guariroba, que também modernizou o sistema de abastecimento de água nas ruas da região.

Ao todo, 344 casas foram beneficiadas com os serviços, que foram executados antes das obras de asfalto. Com o término da implantação da rede de esgoto, a prefeitura executa agora a instalação das redes de drenagem urbana e pavimentação.

Para seguir o cronograma de obras do município, a Águas Guariroba antecipou investimentos de mais de R$ 150 milhões para atender aos 20 bairros do PAC. Somente no Atlântico Sul, a empresa implantou 2.164 metros de rede coletora de esgoto e substituiu mais de 150 metros de rede de água para atender a 52 domicílios do bairro.

Na opinião da líder comunitária do bairro, Clélia Lúcia Weber, além de mais conforto, a instalação da rede de esgoto vai contribuir com a prevenção de doenças, já que agora é possível eliminar as fossas. “As pessoas não reparam nisso, mas vi acontecer na minha casa. Meus não têm mais problemas com este tipo de doença desde que a rede de esgoto chegou ao nosso bairro”, conta.

Atualmente, cerca de 75% da população de Campo Grande já conta com acesso ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. Todo o esgoto coletado na Capital passa por tratamento antes de retornar ao meio ambiente. Conforme levantamento realizado junto ao Sistema de Informações do Sistema Único de Saúde (DataSUS), de 2003 a 2013 o índice de internações por doenças diarreicas caiu 86%. O período coincide com a expansão do saneamento básico na cidade.

A incidência de doenças diarreicas está diretamente ligada à falta de saneamento básico adequado. As obras de esgotamento sanitário foram executadas nas ruas das Joias, das Nações, das Velas, Rua dos Bispos, Rua dos Ventos, Rua Veridiana, Rua das Docas, Alta Floresta, Rua da Rainha, Rua Zeus, ruas Lua Nova, Dr. Jivago, das Flexas e Rua Juara.

Nos siga no Google Notícias