ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Obras do Parque Sóter devem ser concluídas em agosto

Luciana Brazil | 25/06/2013 12:48
Abinel mostra trinca no solo que já tinha atingido a calçada.
Abinel mostra trinca no solo que já tinha atingido a calçada.
Manilhas estouraram com volume da água durante as chuvas de março. (Fotos: Marcos Ermínio)
Manilhas estouraram com volume da água durante as chuvas de março. (Fotos: Marcos Ermínio)

As obras no Parque Sóter, que tiveram início no dia 6 de junho, devem ser concluídas até o início de agosto, caso as chuvas, que continuam atingindo Campo Grande, não atrapalhem os trabalhos de intervenção. Segundo o encarregado da obra, Abinel Neves, 44 anos, os estragos no parque coemçaram com as chuvas de março.

As manilhas não suportaram o volume de água e acabaram estourando. Fissuras e trincas no solo, inclusive próximo a calçada, foram abertas. O perigo de desabamento ficou eminente, segundo Abinel. Mas ele alega que agora a ameaça de desmoronamento já está controlada.

As manilhas de 1 metro de diâmetro estão sendo substituídas por tubulações de 1,5 metros. Ao todo, serão refeitos 80 metros de tubos, que correspondem a 34 manilhas, só na primeira etapa.

Mais dois pontos críticos serão refeitos no parque, segundo o encarregado pela obra. “Depois da primeira etapa, ainda existem outros dois pontos que precisarão ser refeitos. As manilhas que estamos colocando são mais grossas”.

Inaugurado em 2004, o Parque Sóter já apresentou grandes erosões que assustaram a população. Uma delas chegou a atingir a calçada.

Alguns biólogos alegam que o problema do Parque nasce com a ocupação irregular e com falhas de drenagem no bairro Mata do Jacinto.

“A tubulação vem da mata do Jacinto passa por dentro do parque e deságua no córrego Sóter. E a sobrecarga nas tubulações é por causa do problema de lá”, frisou Abinel.

“Já é o quinto buraco aqui que a gente concreta. Lá em cima (erosão) nós já demos um jeito, mas vamos refazer lá também”.

Nos siga no Google Notícias