ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Oficina de violão popular será oferecido no Centro Cultural Guizzo

Luciana Brazil | 20/06/2013 09:34

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abriu, por meio do Programa Educativo, as inscrições para oficina de “Violão Popular”. As aulas serão ministradas aos sábados, das 9 às 11 horas, no Centro Cultural José Otávio Guizzo, em Campo Grande. As vagas são limitadas e a primeira aula é gratuita.

Para os interessados na oficina, com idade a partir de oito anos, o investimento é de R$ 70 mensais, além da apostila que custa R$50. O professor Roberto Carlos Alves, conhecido como Betinho, será o responsável pela oficina.

As inscrições poderão ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8h às 18 horas na secretaria do Centro Cultural.

Segundo os professores, a oficina estimula e incentiva o gosto musical, além de desenvolver a inteligência e a socialização. As aulas desenvolvem os conhecimentos musicais com o ensino melódico, harmônico e rítmico.

No conteúdo programático da oficina, o aluno vai receber a iniciação ao violão (nomenclatura, cifras, as notas, função dos dedos), a prática dos acordes naturais maiores, menores e maiores com sétima da dominante sem pestana (mudança de acordes, combinações harmônicas), além de experimentar a vivência rítmica através de batidas (rasgueado e dedilhado).

Os estilos musicais são muitos, desde balada, guarânia, chamamé e soul até o repertório para apresentação com as músicas Chalana, Tocando em Frente, Mercedita, Menino da Porteira. Exercícios melódicos para independência e fixação da mão esquerda também fazem parte do conteúdo da oficina.

Betinho, com mais de 20 anos de profissão, é professor de violão, cavaquinho, percussão e banjo. Ministra a mesma oficina desde 2009 no Centro Cultural. Já deu aulas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e também realiza oficinas no projeto Pró-Jovem. Já realizou curso de violão com o professor Vladimir Benedito de Carvalho e participou do curso técnico no Conservatório Musical de Campo Grande.

Serviço: O Centro Cultural fica na Rua 26 de agosto, n° 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nos siga no Google Notícias