ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Olarte irá receber comitiva do Congo para discutir projetos sobre DST/Aids

Leonardo Rocha | 06/04/2014 13:07
Prefeito recepciona comitiva do Congo para mostrar projeto sobre DST/Aids realizados na Capital (Foto: Arquivo)
Prefeito recepciona comitiva do Congo para mostrar projeto sobre DST/Aids realizados na Capital (Foto: Arquivo)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) irá receber amanhã (07), a partir das 17h, uma comitiva internacional do Congo, para discutir projetos relacionados à DST/Aids. Campo Grande é uma das quatro capitais do Brasil, que tem referência neste tratamento e prevenção . O evento irá acontecer no gabinete da Esplanada Ferroviária, com a presença do secretário de saúde, Jamal Salém.

De acordo com a prefeitura, o Ministério da Saúde reconheceu os projetos da Capital como referência internacional. Entre eles se destaca os programas de saúde e prevenção nas escolas, consultório na rua, que tem ações de prevenção, além de entidades e atividades que  tratam deste assunto e de outros temas, como gravidez indesejada e uso de álcool.

Nestes projetos o enfoque é atender as crianças e famílias na orientação sobre DST/Aids, além de outras doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto de saúde e prevenção nas escolas quer contribuir com a formação integral dos alunos, tendo sintonia nas áreas de saúde com educação. O objetivo é reduzir o número de pessoas com infecção pela HIV/Aids, além de gravidez indesejada.

Já o "Consultório na Rua" foi idealizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para estender à saúde da população em situação de rua, também contribuindo para inclusão social, em ação articulada entre saúde e assistência social. Uma equipe multiprofissional está cuidando deste setor.

A Capital também conta com a Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas) hoje acolhem 50 crianças que são portadoras de HIV/Aids e ainda presta um serviço essencial no fortalecimento e apoio a 115 famílias que precisam lidar e se orientar do contato com o vírus.

Atividades – De acordo com a prefeitura, além destes projetos, existem atividades desenvolvidas, neste setor, em parceria com as UBS (Unidade Básica de Saúde), UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), além dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), das unidades de 24 horas e entidades que compõe o Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Nos siga no Google Notícias