ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Olarte “oficializa” doação de terreno para construção da Capitania dos Portos

Michel Faustino e Kleber Clajus | 23/10/2014 13:27
Doação da área foi "formalizada" na manhã de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)
Doação da área foi "formalizada" na manhã de hoje. (Foto: Marcelo Calazans)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) “oficializou” na manhã desta quinta-feira (23) a doação de um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados destinados a construção da delegacia da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, no bairro Santo Antônio, na Capital. O polo de atendimento, entre outros fins, servirá para emitir concessão de habilitação para pilotar embarcações.

Olarte ressaltou que a “formalização simbólica” da doação da área acontece após a aprovação do projeto que concede a doação pela Câmara Municipal. O prefeito ressaltou ainda que no dia 12 de novembro irá fazer uma visita ao 6ª distrito naval, na cidade de Ladário, a 419 quilômetros da Capital, com o intuito de "estreitar" a relação com a força militar.

O comandante do 6ª distrito naval, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comemorou a concretização da doação do terreno, que vai viabilizar a implantação do polo de atendimento na Capital. Segundo ele, há quase dois anos a Marinha estuda implantar um polo em Campo Grande, que é a única Capital do País a não possuir representação da Marinha.

“Essa atitude do prefeito, é de um estadista que não pensa só nesse momento. Uma vez que as instituições são perenes e importantes para a sociedade”, comentou, ressaltando que 75% das embarcações registradas estão mais próximas de Campo Grande.

Conforme o comandante, os recursos para a construção do prédio que irá abrigar a Capitania dos Portos ainda estão sendo capitaneados junto a bancada federal. Segundo ele, a um esforço para viabilizar a aprovação de uma emenda de R$8 milhões ao orçamento do Governo Federal para o próximo ano., para este fim. Ao todo, cerca de 30 militares serão remanejados para a Capital, assim que a obra for concluída.

Segundo o comandante, ainda estão sendo viabilizados junto a bancada federal recursos na ordem de R$6 milhões para aquisição de um navio de assistência hospitalar maior, para que seja ampliado o número de atendimentos a população ribeirinha da fronteira do Estado, que hoje é de 4 mil atendimentos por ano.

Atualmente a Marinha do Brasil possui 2 mil militares no Estado, concentrados nos municípios de Corumbá e Ladário. A força possui 11 navios, sendo um de assistência hospitalar, que atende de Cáceres, no Mato Grosso, até a foz do Rio Apa, em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias