ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mais 3 bairros receberão, em breve, operação pacificadora da PM

Paula Vitorino | 28/06/2012 13:58
Operação feita na Vila Nhá-Nhá. (Foto: João Garrigó)
Operação feita na Vila Nhá-Nhá. (Foto: João Garrigó)

Operações de pacificação em mais três bairros de Campo Grande, anunciada o ano passado pelo comando da Polícia Militar, serão deflagradas em breve. De acordo com o comandante da PM, coronel Carlos David, faltam apenas alguns detalhes para serem acertados.

Ainda segundo o coronel, as novas operações serão um “passo grande” para acabar com os pontos críticos de criminalidade da Capital. Ano passado foram realizadas as primeiras ações de pacificação, nos bairros Vila Nhá-Nhá e Tiradentes.

O nome dos novos bairros e a data das operações não serão divulgados antes para impedir que os bandidos se previnam. “Será um elemento surpresa”, diz.

Mas o coronel diz que uma das possibilidades analisadas pelo serviço de inteligência é realizar as três ações no mesmo dia, de forma simultânea. Mas isso só será definido com base no relatório final das investigações, que já está em fase de conclusão.

O número de policiais envolvidos em cada operação deve variar entre 150 e 300, de acordo com a necessidade de cada região - a exemplo do efetivo utilizado no ano passado. “O efetivo da PM também está se preparando”, afirma.

Planejamento - De acordo com o comandante, os três bairros foram apontados desde ano passado em relatório do serviço de inteligência sobre as áreas mais criticas da Capital. Ele diz que o levantamento foi realizado após vários pedidos de líderes de bairro solicitando também a pacificação.

“Levantamos quais áreas também precisam da operação”, diz.

Desde então, a PM faz o levantamento de dados de criminalidade dessas áreas. Uma das preocupações é impedir que o crime “migre” para áreas vizinhas. “Estudamos quais os impactos dessas ações”, explica.

No caso da Vila Nhá-Nhá, o coronel diz que houve uma migração dos criminosos para o bairro Taquarussu, mas que isso já era esperado dentro do planejamento e, por isso, a região também recebeu reforço no patrulhamento.

Resultados - Na avaliação do coronel, novas operações só estão sendo feitas porque o resultado obtido nas anteriores foi positivo. Os dados levantados pela PM apontam que o índice de criminalidade diminui nos dois bairros.

Na Vila Nhá-Nhá, houve redução de 60% de roubos, 68% de furtos e nenhum homicídio foi registrado no bairro após a ação da PM.

No segundo bairro, Tiradentes, a redução foi de 80% nos roubos, 67% nos furtos e 87% nos homicídios. Além dos números, o coronel ressalta que a PM ainda aumentou consideravelmente a apreensão de tráfico de drogas, principalmente do tipo “formiguinha”.

Após as operações, os dois bairros receberam a implantação de bases móveis de policiamento. Na Nhá-Nhá, a base foi retirada recentemente porque, de acordo com o coronel, está sendo construída uma sede da PM comunitária no Jockey Clube, que irá atender toda a região.

O plano de policiamento pós-operação nos novos três bairros ainda está sendo definido. A possibilidade mais provável é de instalação de base móvel, inicialmente.

Nos siga no Google Notícias