ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Operação Pomar teve apenas um mandado para Mato Grosso do Sul

Vanda Escalante | 28/06/2011 09:46

Trabalho da Polícia e da Receita Federal visa desarticular quadrilhas que podem já ter desviado R$ 1,4 bilhões em contrabando.

Participando da Operação Pomar, deflagrada hoje pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal, policiais de Campo Grande estiveram num endereço no bairro Cabreúva, em Campo Grande.

Conforme informações da Polícia Federal, a equipe foi ao local por volta das 6h30 para cumprir mandado de busca e apreensão numa empresa que supostamente comercializaria “secos e molhados”, mas que seria uma das empresas de fachada dos contrabandistas. No entanto, ao chegar no local, os policiais descobriram que a empresa já não existe mais.

Esse era o único mandado para Mato Grosso do Sul. Em outros sete Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Espírito Santo, Rondônia, e Goiás, além do Distrito Federal, a Operação tem mais 17 mandados de prisão e 66 de busca e apreensão.

As duas quadrilhas de contrabando que são alvo da operação já teriam deixado de recolher aos cofres públicos um total estimado em R$ 1,4 bilhões.

A divulgação dos resultados da Operação Pomar está prevista para o início da tarde, quando será concedida entrevista coletiva no auditório da Superintendência Regional de São Paulo.

As quadrilhas e se valeriam de “laranjas”, que, usando documentos falsos, constituiriam empresas para realizar operações ilegais de comércio exterior, remeter para fora do país os valores obtidos e ocultar a identidade dos verdadeiros responsáveis.

A mercadoria, que entrava no país por diversos portos, era levada para a cidade de São Paulo e armazenada em depósitos, a partir dos quais era distribuída.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, durante os quatro anos de investigação, verificou-se a utilização de dezenas de pessoas jurídicas com capacidade econômico-financeira incompatível com as transações que realizavam.

Nos siga no Google Notícias