ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Operação Sangue Frio acabou com superfaturamento, diz promotora

Lidiane Kober e Aline dos Santos | 19/03/2014 08:58
Casa de Siufi foi alvo de operação da PF. O médico nega denúncias. (Foto: Marcos Ermínio)
Casa de Siufi foi alvo de operação da PF. O médico nega denúncias. (Foto: Marcos Ermínio)

Há exatamente um ano, Campo Grande despertou com a PF (Polícia Federal) batendo na casa de diretores de dois dos principais hospitais do Estado e trazendo à tona escândalo de corrupção no tratamento contra o câncer por meio da Operação Sangue Frio.

Passados 12 meses, a investigação segue em segredo de Justiça e, de concreto, a população viu contratos superfaturados serem cancelados e assistiu suspeitos de desvio de verba pública cair um por um dos cargos de destaque.

Tudo começou com o pedido à Justiça da promotora Paula Volpe para afastar os três diretores do Hospital do Câncer, sendo Adalberto Siufi o diretor-geral e dono da clínica NeoRad, que prestava serviços à instituição de saúde e cobrava 70% acima da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).

Uma semana depois, a PF estourou a Operação Sangue Frio e, nas primeiras horas da manhã do dia 19 de março, munida de 19 mandados de busca e apreensão e de quatro ordens judiciais de afastamento de funções, foi ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, ao HU (Hospital Universitário), à residência de Adalberto Siufi e à clinica NeoRad.

Desde a data, o ano foi um desdobramento do escândalo, potencializado, principalmente, pela divulgação de escutas telefônicas revelando conchavos em que a saúde era a última das preocupações.

Descobriu-se, por exemplo, que o Hospital do Câncer cobrou por atendimento a paciente morto e remunerou parentes do diretor com altos salários. De forma geral, a suspeita é de que a rede pública de atendimento ao câncer foi desmontada em privilégio do setor privado.

Um ano depois, segundo Paula Volpe, o caso segue em segredo de Justiça. “Só posso revelar que a investigação evoluiu, mais provas foram coletadas e até hoje a Polícia Federal vem indiciando suspeitos”, contou. Um inquérito tramita na PF e a Justiça Federal aprecia pedido do MPE (Ministério Público Estadual) de indisponibilização dos bens dos suspeitos.

Superintendente da PF, Edgar Paulo Marcon disse que polícia está “trabalhando”. “Agora, é mais trabalho de perícia, estamos com várias em andamento. Foi apreendido muito material, tudo analisado com muita calma. Estamos esperando a conclusão dos trabalhos periciais. Precisamos fazer o mais rápido possível”, disse.

Nova realidade – Apesar de os suspeitos seguirem impunes, a promotora vê com bons olhos o resultado da operação. “Vivemos uma nova realidade”, avaliou. A opinião leva em conta, principalmente, o fim de contratos superfaturados e a transparência adotada nos hospitais.

“Os contratos, com preço 70% acima da tabela do SUS não existem mais e, agora, não são mais fechados pela direção do Hospital do Câncer, mas pela Secretaria Estadual de Saúde, que é obrigada a dar transparência e acesso a todos os valores pagos”, destacou Paula Volpe.

Ela ainda comemorou a queda dos diretores das instituições de saúde. “O proprietário na Neorad, que até mudou de nome e de donos, não é mais o diretor do Hospital do Câncer”, frisou. A empresa continua prestando serviço à instituição de saúde.

Nos siga no Google Notícias