ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Operação sigilosa quer identificar "encoxadores" no transporte coletivo

Graziela Rezende | 09/04/2014 09:06

Para coibir o crime daqueles que se favorecem do “uso do coletivo”, cometendo abusos sexuais em ônibus de Campo Grande, a Polícia Civil faz uma operação sigilosa nestes locais. À paisana, investigadores estão em busca dos chamados “encoxadores”, que inclusive gravam imagens e posteriormente publicam na internet, conforme a delegada adjunta da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Marília de Brito.

“Com a presença dos investigadores, temos um percentual alto de elucidação destes casos, em que a pessoa se favorece de um coletivo cheio para cometer os abusos. No entanto, ainda precisamos contar com o apoio da população, que deve denunciar no exato momento em que eles perceberem algo de errado. É só acabando com o individualismo e a passividade que também vamos acabar com estes crimes”, afirma a delegada.

No último caso registrado na delegacia, em que um acadêmico de psicologia filmou as partes íntimas de uma jovem na sorveteria, a delegada diz que não houve nenhuma denúncia, somente após o autor ter saído da sorveteria.

“Todo mundo tem mãe, filhos e sabe que é inaceitável esses atos libidinosos contra a mulher. Muitos presenciaram a cena e a denúncia só ocorreu depois, pela vítima, algo semelhante com o que vem ocorrendo em locais de transporte público. Então estamos trabalhando para coibir este tipo de ação”, comenta a delegada.

Indiciamento – Há 13 dias, o estudante Willian Santos Rodrigues, 33 anos, foi indiciado por abuso sexual. Ele disse que tirou fotos e filmou as partes íntimas da vítima para satisfazer um desejo momentâneo.

Assim que o autor saiu, funcionários do comércio disseram que o homem aproveitou que ela estava de saia e também distraída para cometer o abuso. Chocada, a menina foi até a delegacia.

Entre os crimes previstos, a pessoa que realiza este tipo de filmagem pode responder por tentativa de estupro, violência sexual mediante fraude e até mesmo importunação ofensiva ao pudor.

“Tarado do 087” – Já em agosto do ano passado a Polícia prendeu um homem acusado de abusar de pelo menos 15 mulheres dentro do ônibus de transporte coletivo 087, que faz a linha T. Guaicurus/T. Gal. Osório.

As investigações para prender Lucimário Luiz da Silva, 34 anos, começaram um mês antes, depois que uma das vítimas procurou a delegacia para registrar boletim de ocorrência. Na delegacia, ele que não possuía antecedentes e se mostrou muito arrependido, foi indiciado pelo crime cuja pena máxima era de seis anos de reclusão.

Nas grandes capitais - Recentemente, a Polícia de São Paulo e do Rio de Janeiro instaurou inquéritos para apurar a ação de criminosos que assediam mulheres no transporte público, filmando e propagando as imagens na internet.

O fenômeno é conhecido como “froteurismo”, que significa esfregar-se em outra pessoa, sendo que os autores ficaram conhecidos nessas cidades como “encoxadores”.

Nos siga no Google Notícias