ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Operários em greve se unem ao MST e ocupam Centro para protestar

Aline dos Santos e Jéssica Benitez | 07/06/2013 09:50
Trabalhadores em greve engrossaram protesto do MST. (Foto: Pedro Peralta)
Trabalhadores em greve engrossaram protesto do MST. (Foto: Pedro Peralta)

Cerca de duas mil pessoas, nos cálculos dos organizadores, ocuparam o Centro de Campo Grande para protestar. Ao passar pela praça do Rádio Clube, a marcha dos movimentos sociais, que percorreu 50 km entre Anhanduí e a Capital, ganhou o reforço da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Em greve há três dias, os empregados na construção civil realizavam ato de protesto no local.

“Nós juntamos com os indígenas para engrossar o protesto. A questão indígena não está resolvida, mas o ministro veio aqui e tem um planejamento. O MST quer sentar com o ministro do Desenvolvimento Agrário e o presidente do Incra”, afirma o coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-terra), José Batista.

O grupo fez rápida passeata pela avenida Afonso Pena, suficiente para confusão no trânsito. A marcha do MST e dos indígenas saiu da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Na praça do Rádio e com reforço da CUT, o grupo passou pela 14 de Julho, Cândido Mariano, 13 de Maio, Barão do Rio Branco até retornar à praça.

O trânsito foi controlado pela PM (Polícia Militar) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O evento na praça deve virar palanque político. De acordo com José Batista, o deputado federal Dionísio Marcon (PT/RS) vai discursar, além, dos deputados estaduais Pedro Kemp e Laerte Tetila, além do vereador Zeca do PT.

Também nesta sexta-feira, os fazendeiros realizam protesto. Contudo, a manifestação será do outro lado da cidade, nos altos da avenida Afonso Pena. As rotas dos protestos foram planejadas atendendo ao desejo dos dois grupos de não se encontrarem.

Nos siga no Google Notícias