ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Órgãos públicos fecham a partir de sexta e lojas não abrem na segunda

Flávia Lima | 28/10/2015 12:22
Comércio na região central permanecerá fechado na segunda-feira, 2. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)
Comércio na região central permanecerá fechado na segunda-feira, 2. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)
Supermercados abrem na segunda-feira, segundo a Amas. (Foto:Divulgação)
Supermercados abrem na segunda-feira, segundo a Amas. (Foto:Divulgação)

Com a transferência para sexta-feira (30) do feriado do Dia do Funcionário Público, comemorado esta quarta-feira (28), a população deverá ficar atenta ao funcionamento dos órgãos públicos, tanto municipais quanto estaduais, já que a prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado, além do Poder Judiciário, decretaram ponto facultativo nas repartições públicas na sexta-feira. Com isso, o funcionalismo público terá quatro dias de descanso durante o feriado de Finados, comemorado na próxima segunda-feira (2).

Assim, os serviços públicos vão retomar trabalho normal apenas a partir da terça-feira (3). A Assembleia Legislativa também publicou no Diário Oficial da Casa de Leis, o Ato 940/2015, da Mesa Diretora que declara ponto facultativo no Poder Legislativo.

Apenas os serviços considerados essenciais serão mantidos. O atendimento médico na rede municipal será feito nas unidades de Saúde 24 horas da Capital. As UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Universitário, Vila Almeida e Coronel Antonino, além dos postos do Nova Bahia, Aero Rancho, Coophavila II, Tiradentes, Moreninhas, Guanandi estarão funcionando normalmente.

Quem possuí veículo com final 9 e 0 cujo licenciamento estava previsto para vencer na sexta-feira (30), não precisa se preocupar. Portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado, autoriza o Detran a receber até terça-feira (3).

Somente em Campo Grande, 105.634 veículos estão nesta última etapa do calendário, que começou em julho, com cadastro das placas de final 1 e 2, depois de alterado em função do acúmulo de veículos acima de cinco anos para realização da inspeção veicular e da espera pelo decreto que deu desconto de 20% na taxa. No Detran da Capital, atendimento para vistoria é das 7h30 a 13h15. A sede fica no quilômetro 10 da MS-80, saída para Rochedo.

Quanto aos shoppings e comércio de Campo Grande, os dois segmentos terão funcionamento normal até domingo, respeitando os horários já praticados no fim de semana. Já na segunda-feira (2), segundo informação da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, as lojas ficarão fechadas.

No Shopping Campo Grande, funcionarão somente a praça de alimentação, o Cinemark e Playland, das 10 às 22 horas. Já os cinemas funcionam de acordo com a programação dos filmes. Nem mesmo as lojas âncoras irão funcionar. No shopping Norte Sul Plaza, também ficarão abertas apenas a praça de alimentação e área de lazer (cinema e brinquedos), das 11h às 21h. As salas do Cinépolis também seguem a programação dos filmes.

No Bosque dos Ipês, a praça da alimentação abrirá do meio-dia às 18 horas e a área de lazer das 11 às 22 horas. Já o cinema da rede UCI funciona de acordo com o horário dos filmes,

O shopping Pátio Central, localizado na Rua Cândido Mariano, Centro da Capital, ficará fechado no feriado de Finados, funcionando das 8h30 às 20 horas, no sábado.

Já os bancos não funcionam segunda-feira (2), mas conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data podem ser pagos na terça-feira (3), sem a incidência de multa.

Os supermercados e hipermercados de Campo Grande abrem normalmente na segunda-feira (2), feriado do Dia de Finados. Segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), a abertura foi estabelecida em Convenção Coletiva 2015/2016, firmada entre o Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Campo Grande e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.

As empresas deverão efetuar, nesta mesma data, o pagamento de R$50,00, em vale-compra e ainda proporcionar uma folga, no prazo de 30 dias. Quanto aos demais municípios deverão seguir orientações dos sindicatos locais ou da Fecomércio/MS.

Nos siga no Google Notícias