ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Ortopedista é nomeado e assume hoje a direção do Hospital Universitário

Aline dos Santos | 27/05/2013 07:26
Após denúncias, HU já tem novo diretor. (Foto: João Garrigó)
Após denúncias, HU já tem novo diretor. (Foto: João Garrigó)

O ortopedista Claudio Wanderley Luz Saab foi nomeado diretor do HU (Hospital Universitário) de Campo Grande. A portaria, assinada pela reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Silva Correa Oliveira, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O nome do novo diretor havia sido antecipado na última sexta-feira pelo Campo Grande News. Claudio Saab já trabalhava no hospital. A portaria de nomeação é válida a partir desta segunda-feira.

Até então, Marcelino Chehoud Ibrahim ocupava o posto. Ele assumiu após a exoneração de José Carlos Dorsa Vieira Pontes, no último dia 5 de maio. Investigado na operação Sangue Frio, que reveleou a “Máfia do Câncer”, Dorsa foi afastado da função, por determinação da Justiça Federal, desde 18 de março.

O retorno estava previsto para maio, mas ele pediu demissão. No Hospital Universitário, são investigados fraudes em licitações, corrupção passiva, desvio de dinheiro público e superfaturamento em obras.

A investigação que culminou na operação Sangue Frio começou em março do ano passado para entender por que os serviços de radioterapia oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) eram fornecidos apenas pelo setor privado.

Auditoria realizada pela CGU (Controladoria-Geral da União) em 2012 verificou prejuízo de R$ 973 mil aos cofres públicos. A análise trouxe à tona uma série de irregularidade: direcionamento de licitação, montagem de processos licitatórios, subcontratação de serviços para empresas ligadas a dirigentes do hospital, superfaturamento e emissão de empenho anterior à adesão em ata de registro de preços.

Nos siga no Google Notícias