ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Pacientes não acreditam em lei que limita espera em 5 minutos nas UPAs

Filipe Prado | 12/01/2014 11:17
A espera deve ser de até 5 minutos, para casos de emergência (Foto: Marcos Ermínio)
A espera deve ser de até 5 minutos, para casos de emergência (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com nova lei de atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), pacientes não acreditam no fim das filas nos postos de saúde e Campo Grande. A lei exige tempo de espera para atendimento de, no máximo, cinco minutos, para casos de emergência. Hoje, esse tempo supera os 20 minutos.

O motorista Joilson da Silva, 38 anos, conta que levou a vizinha até o hospital, porque ela estava para dar a luz e apresentava sangramento, mas não conseguiu atendimento porque antes tinha de ter passado por uma UPA. “Eu a trouxe para a UPA do Guanandi. Estamos aqui há cerca de 20 minutos e nada". 

Segundo ele, o atendimento é muito precário. “Só quem está morrendo, de verdade, é atendido mais rápido. Mesmo quem vem aqui com horário marcado, tem que esperar muito”, relata Silva.

Sobre a lei, o motorista não acredita que será cumprida. “Acho que não cumprem, é igual nos bancos. Dizem que vão mudar, que vamos esperar menos, mas acabam não cumprindo”, reclama Joilson.

A dona de casa Catherine Galeano, 35, afirma que já teve de esperar bem mais de 20 minutos na fila. “Aqui é tudo demorado, geralmente temos que esperar de 30 minutos à 1 hora. Esses dias vi uma senhora esperar cerca de 40 minutos para atendimento”.

Catherine está esperando atendimento para o filho, de 18 anos, que é usuário de drogas, desde o dia 30 de dezembro. Ela tenta transferir o rapaz para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial). "Estou aqui há dez dias e não consigo atendimento. Aqui é uma situação crítica".

Mudanças - De acordo com a lei 5.258, os casos atendidos serão divididos entre emergência, muita urgência, urgência, pouca urgência, não urgência. Sendo emergência o mais grave e não urgência o menos. O tempo de espera fixadoé de, no máximo, 5 minutos para os mais graves e 4 horas para os casos sem gravidade.

Adir Constantino da Silva, 40, é um dos poucos otimistas. Ele defende a estratégia e até elogia as unidades. “Minha filha estava com dores abdominais e foi atendida rapidamente na UPA. Então acho que vai continuar bom”, comenta.

A lei entrou em vigor no dia 02 de janeiros de 2014, e as unidades de pronto atendimento terão 180 dias para se adequar a lei.

Joison não acredita que a lei funcione na prática (Foto: Marcos Ermínio)
Joison não acredita que a lei funcione na prática (Foto: Marcos Ermínio)
Catherine está desesperada por atendimento para o filho (Foto: Marcos Ermínio)
Catherine está desesperada por atendimento para o filho (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias