ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Pacientes reclamam de falta de médicos em UPA aberta há menos de uma semana

Ricardo Campos Jr. | 15/04/2016 12:41
Única reclamação de Joyce foi a falta de pediatras nesta sexta (Foto: Alan Nantes)
Única reclamação de Joyce foi a falta de pediatras nesta sexta (Foto: Alan Nantes)

Menos de uma semana após a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon já começaram a aparecer as reclamações de falta de médicos. A assistente social Alessandra Rosa do Carmo, 44 anos, acompanhou o inquilino com sintomas de zika vírus nessa quinta-feira (14) no local e diz que após uma manhã sem profissionais, havia somente um clínico geral durante a tarde, enquanto a recepção estava lotada.

"De manhã ele foi na UPA, fez a ficha e ficou esperando. A médica foi chegar depois", relata a assistente social.

Cansado de aguardar a consulta, o homem voltou para casa e contou a Alessandra o que havia acontecido. Ela o convenceu a retornar à unidade e o acompanhou. Ao chegar, constatou que realmente só havia uma pessoa atendendo.

"As meninas do 'posso ajudar', que começaram a trabalhar agora na unidade estavam assustadas, porque as pessoas estavam nervosas", relata Alessandra.

Ela questiona as propagandas e reportagens sobre a UPA divulgadas no começo da semana, quando houve a inauguração, pois segundo ela está errada a mensagem de que o local "é uma maravilha", já que está sem médicos logo na primeira semana de funcionamento.

Nesta sexta o Campo Grande News esteve no local e o atendimento estava sendo feito normalmente. Os pacientes contam que o atendimento foi rápido. "Estou achando muito bom, apesar de ser a primeira vez que estou vindo", diz Itagilda Alvarenga da Silva, 50 anos.

Ela chegou 3h da manhã com a mãe de 76 anos que tinha vômito e febre. A idosa foi atendida prontamente, segundo a acompanhante, e ficou internada durante toda a manhã.

A única reclamação era com relação ao atendimento pediátrico. Joyce Carla Raldes, 23 anos, levou o filho de 4 anos ao posto com vômito, febre, diarreia e um inchaço no pescoço, mas não havia especialistas para atendê-lo. Orientada pelas recepcionistas, ela ligou no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e descobriu que só havia médicos para consultar crianças na Vila Almeida e Coronel Antonino.

Sem carro, e por não querer levar a criança de ônibus até os bairros distantes, ela voltou para casa e vai retornar à UPA à noite, quando há previsão de pediatras no local. "Acho que elas poderiam ter me falado onde tinham pediatras, mas fora isso o atendimento parece ser bom, as pessoas que estão vindo aqui estão sendo atendidas rápido", afirma.

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeitura, que afirmou que haviam três clínicos gerais escalados para o período da manhã e da tarde no local, que também recebeu o reforço de profissionais da equipe móvel, sendo três médicos no período matutino e dois no vespertino.

*matéria atualizada para acréscimo da resposta dada pela prefeitura, às 20h

Nos siga no Google Notícias