ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Pacote de obras que inclui lago do Rádio vai até outubro de 2013

Paula Vitorino | 03/12/2012 14:35
Cratera toma conta da Spipe Calarge, que está interditada. (Foto: Pedro Peralta)
Cratera toma conta da Spipe Calarge, que está interditada. (Foto: Pedro Peralta)
Enquanto a máquina trabalha, é possível ver assoreamento do lago.
Enquanto a máquina trabalha, é possível ver assoreamento do lago.

A abertura de uma cratera na Spipe Calarge, no fim de semana, trouxe à tona a pergunta sobre quanto vai ser concluída a obra para desassorear o lago do Rádio Clube Campo, apontado como problema para a região, por causa dos alagamentos e das erosões que tem sido um problema frequente na região. A obra, que ficou parada por cerca de três meses, foi retomada e a previsão de término é para outubro de 2013, segundo o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação do município, João Antônio de Marco.

“A paralisação foi porque tivemos que fazer uma intervenção para drenar o lago”, diz. Na época, a Prefeitura também declarou que precisou parar os serviços para aguardar liberação de restante do recurso federal.

Segundo o secretário, o orçamento total previsto é de R$ 9 milhões para as obras do complexo Cabaça, que incluem drenagem de toda a região, e a previsão de término do pacote de obras é para outubro de 2013.

“Essa obra faz parte de uma obra maior, que é um processo de macro e micro drenagem do córrego Cabaça, que é composto por drenagem e a abertura da Avenida Fábio Zahran continuando até Três Barras, com drenagem e pavimentação com recuperação da erosão do lago do Rádio Clube”, diz.

Lago - Entre os trabalhos previstos, ele diz que será feito o reforço da tubulação que sai do lago e a recuperação da mata da região, que está tomada pela erosão. Além disso, está previsto o recapeamento da Spipe Calarge e a pavimentação de parte do bairro Jardim Morumbi.

“Por não serem pavimentadas, as ruas trazem a água da chuva com materiais (terra) que acumulam no lago”, diz.

O desassoreamento do lago é um dos pontos fundamentais para a resolução da situação na Spipe Calarge. No entanto, o que se vê no local é que o lago continua tomado por resíduos.

“Mexeram já em algumas coisas, limparam uma área ao lado do lago, mas não mexeram em nada no lago. Olha o tanto de areia que continua ali e isso já é o bastante para qualquer chuvinha alagar a região”, alerta o comerciante Juarez.

A Prefeitura afirma que o desassoreamento é de responsabilidade do Rádio, que se comprometeu a fazer o serviço. A instituição confirma que vai fazer a retirada de resíduos do lago, mas que só depois que a Prefeitura concluir toda a obra na região. A justificativa é de que seria "inviável" retirar a terra do lago enquanto não impedirem que a terra continue caindo no local.

Comerciante reclama de prejuízo. (Fotos: Pedro Peralta)
Comerciante reclama de prejuízo. (Fotos: Pedro Peralta)

Queixas- Para os comerciantes da região, a semana de trabalho começou com a preocupação de prejuízo com a interdição da via. Sem fluxo de veículos, o comércio da região fica isolado.

“A gente fica num prejuízo danado com essa rua interditada e quem paga nosso prejuízo?”, reclama o proprietário de loja de assistência eletrônica Juarez de Almeida.

Esta é a segunda vez que a rua precisa ser fechada neste ano após desmoronamento de parte do asfalto. Em junho a cratera recebeu obra emergencial e a via ficou interditada por 4 dias. O problema é consequência da erosão às margens da rua, por sua vez provocada pelos constantes alagamentos em razão do assoreamento do lago do Rádio Clube Campo.

Vizinho da cratera, o proprietário de uma mecânica, Edson Campos, de 57 anos, alerta que a rua é um “corredor” e merece mais atenção dos responsáveis.

“Parece que não entendem que isso aqui é um corredor para as pessoas irem para diversos bairros e não pode ficar interditada. Já deveriam ter feito uma obra de verdade aqui e resolvido o problema”, diz.

O problema de erosão é antigo e obras pontuais na região são feitas desde o ano passado, mas o problema sempre volta a aparecer com as chuvas. “Todo ano é a mesma coisa. Vem a chuva e derruba todas as obras que já fizeram”, diz Juarez.

A via está recebendo obras emergenciais para ser liberada o mais rápido possível, mas não há prazo final.

Nos siga no Google Notícias