ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Pacto pela qualidade da educação é assinado por 92 novos diretores

Nyelder Rodrigues e Michel Faustino | 12/07/2016 20:41
Secretária de Educação, Maria Cecília, assina o pacto pela qualidade da educação e posse dos novos diretores (Foto: Alcides Neto)
Secretária de Educação, Maria Cecília, assina o pacto pela qualidade da educação e posse dos novos diretores (Foto: Alcides Neto)

Foi assinado nesta terça-feira (12) o Termo de Compromisso e Pacto de Metas pela Qualidade da Educação por 92 novos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino. O evento aconteceu na Arena Vip, que fica na rua Lise Rose, 1767, Jardim Veraneio, e também deu posse aos diretores nos cargos.

A escolha dos novos diretores aconteceu a partir de processo iniciado há quatro meses, com várias capacitações, e que terminou em junho com a eleição deles, pela comunidade, para ocupar o cargo. Esse é o segundo processo realizado para diretores pela SED (Secretaria de Estado de Educação).

"É um processo democrático e que atende aos requisitos do Plano Nacional da Educação, e que Mato Grosso do Sul adotou como modelo. É levado em consideração a competência do futuro gestor. Esses 92 novos diretores vão atender escolas de 40 municípios", explica a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola Motta.

Os candidatos à direção escolar passam antes por uma espécie de filtro, exigindo provas de Competências Básicas e curso de formação em Gestão Escolar. Eleitos no dia 14 de junho, os 92 nomes agora por novo curso de formação e atualização, oferecido hoje e amanhã (13) no Cepef (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima).

"Esse processo é justo e dá oportunidade para todos participarem. É importante que o candidato à gestor já se capacite antes mesmo de assumir a direção", comenta o diretor da escola Joaquim Malaquias da Silva (cerca de 300 alunos), no distrito de Pontinha do Cocho, em Camapuã, André Luiz Mesquita Ferreira. Ele é formado em Geografia.

Já o novo diretor da escola Ada Teixeira, no Jardim Campo Belo, em Campo Grande, é William Geraldo Cavalari Barbosa, mestre em História. O local abriga 1,3 mil estudantes. "É um processo importante para que realmente os diretores sejam capacitados. Isso melhora a gestão da escola como um todo", opina William, que já deu aula lá e mora na comunidade.

Outro presente ao evento foi o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Rinaldo Modesto (PSDB). Em sua fala, ele ressaltou o comprometimento da administração de Reinaldo Azambuja (PSDB) frente ao Estado valorizando a educação e destacou a capacidade dos novos gestores.

Nos siga no Google Notícias