ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Padres da Capital já perdoavam mulheres que cometeram o aborto

Ricardo Campos Jr. | 05/09/2015 10:10
Católicos da Capital já praticavam pregação do Papa Francisco sobre o aborto (Foto: Arquivo)
Católicos da Capital já praticavam pregação do Papa Francisco sobre o aborto (Foto: Arquivo)

Absolvição ao pecado do aborto será estendida a todos os sacerdotes católicos, por determinação do Papa Francisco, entre dezembro de 2015 e novembro de 2016. A medida não é exatamente uma novidade em Campo Grande. Os bispos tradicionalmente detêm a função em conceder o sacramento da reconciliação nesses casos e têm autonomia para autorizar os padres de suas dioceses a fazê-lo, como ocorre na Capital e em várias cidades do país.

O padre Carlos Henrique Botura explica que por aqui a medida foi tomada por Dom Vitório Pavanello enquanto estava à frente da Arquidiocese da cidade. “O que o Papa Francisco colocou é que nesse Ano da Misericórdia se tenha um cuidado mais especial a esse respeito onde esse perdão ainda está ligado apenas aos bispos”, pontua.

A decisão do Santo Padre não significa que a Igreja Católica está mudando a opinião sobre o aborto, que continua sendo uma grave falta, tanto para quem comete como para quem apóia e executa, mas que é passível de perdão se houver arrependimento verdadeiro, que implica no compromisso de não voltar mais a cometer o erro.

“É um chamado para viver a misericórdia e isso passa pelo arrependimento. O sacramento da confissão, que nós temos na igreja, por si, já supõe que a pessoa esteja arrependida, por isso que vai se confessar. Quando a pessoa está arrependida, automaticamente é necessário que tome um propósito de não repetir aquilo. Se reconhece que foi errado, não vai repetir o erro na medida do possível”, explica o sacerdote.

O que Botura afirma está claramente explícito nas palavras de Francisco na carta em que institui a medida. “O perdão de Deus não pode ser negado a quem quer que esteja arrependido, sobretudo quando com coração sincero se aproxima do Sacramento da Confissão para obter a reconciliação com o Pai”, diz o Papa.

“A mídia está tratando a situação como se fosse corriqueira, ou seja, pode abortar que vai ter o perdão, mas é isso que não se entende e a polêmica é nesse sentido. Continua sendo um pecado grave como sempre foi”, conclui.

Nos siga no Google Notícias