ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Pais confirmam falta de merenda em centros de educação infantil na Capital

Luciana Brazil e Mariana Lopes | 04/04/2013 17:40
Ceinf: pais foram obrigados a reforçar merenda (Foto: Marcos Ermínio)
Ceinf: pais foram obrigados a reforçar merenda (Foto: Marcos Ermínio)

Com a denúncia de falta de merenda escolar nos Ceinf’s, os diretores dos centros preferem não comentar ou dar explicações sobre a situação. Hoje pela manhã, o Campo Grande News conversou com pais de alunos que confirmaram a ausência de alimento para as crianças.

A denúncia, formalizada pela Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara de Vereadores, foi verificada em dois Centros Educacionais, no bairro Estrela Dalva.

No Ceinf Mary Sadalla Saad, a diretora não quis falar, mas uma mãe de 24 anos, que preferiu não se identificar, contou que na semana passada a professora pediu que os alunos levassem fruta, já que não tinha merenda.

“Eu não tinha comida para mandar para o meu filho e eles não levaram. A professora não disse nada, mas também nunca mais pediu”, contou a diarista que tem dois filhos, um de três meses e outro de oito anos.

Ainda no bairro Estrela Dalva, no Ceinf José Romão Cantero, outra mãe, com medo de perder a vaga ou sofrer alguma perseguição, preferiu não dar o nome. Ela conta que no início do ano não tinha merenda no Ceinf, mas a situação está sendo regularizada. “Tenho um filho de três anos no ceinf e outros três na escola municipal”.

Com os três filhos que já estão na escola, a reclamação tem sido outra: a pouca comida que os alunos vem recebendo. “Eles dizem que vem muito pouco, parecem que estão controlando a merenda”.

Nos locais visitados, diretores e funcionários não quiseram falar.

Na escola agrícola, onde também havia denúncia de merenda, o diretor, Moacir José Silva, afirmou que a alimentação tem sido entregue normalmente, e além disso, ele frisa que a produção da comida é feita por eles.

Na Escola Agrícola, abastecimento é normal (Foto: Marcos Ermínio)
Na Escola Agrícola, abastecimento é normal (Foto: Marcos Ermínio)

A escola tem criação de porco, boi, horta, entre outros produtos. “Abatemos um boi por mês. Essa produção é pedagógica, mas como não podemos comercializar a produção, a gente consome”.

No início da manhã de ontem, o presidente da Comissão Permanente de Assistência Social e a vice-presidente, vereadores Flávio Cesar (PT do B) e Carla Stephanini (PMDB), confirmaram que há três semanas os Ceinf’s dos bairros Jardim Futurista e Estrela Dalva estavam sem alimentos. Pais e educadores faziam vaquinha para suprir as necessidades.

“As diretoras confirmaram que estão sem abastecimento de merenda”, informou Carla. No Ceinf Mary Sadalla, segundo ela, o problema da falta de alimentos levou pais e funcionários a arrecadarem alimentos, pedindo que alunos levassem comida de casa.

Nos siga no Google Notícias