ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Palhaço sinistro não chegou à Capital, mas gracinha pode acabar em prisão

Alerta é da polícia, embora nenhum caso semelhante aos dos Estados Unidade tenha acontecido na Campo Grande

Anahi Zurutuza | 13/10/2016 19:27
Palhaço teria sido fotografado de madrugada na Cidade do Natal (Foto: Facebook/Reprodução)
Palhaço teria sido fotografado de madrugada na Cidade do Natal (Foto: Facebook/Reprodução)
Página do Facebook publicou: ‘às 3:30 os altos da Afonso Pena’ (Foto: Facebook/Reprodução)
Página do Facebook publicou: ‘às 3:30 os altos da Afonso Pena’ (Foto: Facebook/Reprodução)

As polícias Civil e Militar de Campo Grande não registraram nenhum caso de ameaça, perseguição ou qualquer outra situação parecida com as que vêm acontecendo nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e até em algumas cidades do Brasil. Mas, a onda do palhaço assustador pode “dar dor de cabeça” também por aqui.

O delegado Fernando Lopes Nogueira, diretor de operações especiais da Polícia Civil e professor de Direito Penal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explica que os palhaços que forem às ruas com o objetivo de assustar pessoas podem ser detidos por perturbação do sossego, previsto no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, ou da tranquilidade - artigo 65. 

Comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, o coronel Marcos Paulo Gimenez vai mais além. Para ele, dependendo da situação, o palhaço pode ser enquadrado pelo crime de ameaça.

Ele explica que até agora também não ficou sabendo que campo-grandenses aderiram à moda de assustar pessoas pelas ruas vestidas de palhaços.

Contudo, explica que a PM não vai hesitar em abordar a pessoa que estiver em atitude suspeita, mesmo que por trás das roupas coloridas e máscara. “Não existe pessoa suspeita, existe pessoa em atitude suspeita. Se alguém foi abordado pela polícia e for pego cometendo um crime, independente da roupa que está usando, vai ser preso”.

O coronel esclarece que se a pessoa fantasiada assustar alguém específico pode ter problemas. “Ameaça é um crime de ação penal condicionada, depende da denúncia, a vítima tem de se sentir ameaçada e se procurar a polícia imediatamente, já cabe representação”.

A PM também está atenta aos que pensam em se aproveitar “da modinha” para cometer crimes mais graves – assaltos e até homicídios.

Sobre o crime de ameaça – previsto no artigo 147 do Código Penal –, o professor de Direito, faz ressalvas. “É um crime muito individualizado, a ameaça tem de ser específica e contra alguém”.

Palhaço teria sido flagrado por câmera de segurança (Foto: Facebook/Reprodução)
Palhaço teria sido flagrado por câmera de segurança (Foto: Facebook/Reprodução)
Homem vestido de palhaço teria sido fotografado no Nova Lima (Foto: Facebook/Reprodução)
Homem vestido de palhaço teria sido fotografado no Nova Lima (Foto: Facebook/Reprodução)

Por Campo Grande – Já começaram a circular pelas redes sociais fotos de palhaços que teriam sido flagrados na Capital. Algumas das imagens são em locais de fácil identificação, como a Cidade do Natal, mas em outros casos, não há garantias de que foram feitas as fotos na cidade.

Um dos administradores da página do Facebook “Passeando por Campo Grande”, por exemplo, explica que a equipe recebe muito conteúdo diariamente e que não tem certeza que se trata de palhaços fotografados ou filmados na Capital.

Contudo, o entendimento é de que, como o conteúdo publicado na página é de humor, não há necessidade de confirmação do local onde a imagem foi feita. “São brincadeiras”.

Só a “Passeando por Campo Grande”, divulgou três fotos: de um palhaço que estaria no Nova Lima – bairro do norte da cidade –, o fotografado na Cidade do Natal e outro que teria sido filmado por uma câmera de segurança. “Não temos certeza que é tudo aqui, mas quem fez as imagens pode nos procurar para assumir a autoria”.

Comércio – As lojas de fantasias da Capital ainda não sentiram os efeitos da onda do palhaço assustador. Dos comércios consultados, apenas a DNA Fantasias recebeu ligações de clientes perguntando sobre máscaras de palhaços macabros. “A gente não tem para alugar, então indicamos para outras lojas”, afirma a atendente Natielle Carvalho.

A vendedora Paula Azambuja, da Pierrô Fantasias, afirma que a loja nem tem máscaras de palhaços assustadores, e a gerente da Anima Fest, Simone Souza, conta que vendeu uma, mas há alguns meses. “A gente acha que pro Halloween [Dia da Bruxas, no Brasil] vai ter maior procura”.

Máscara vendida pela internet (Foto: Site Mascarilha.pt/Reprodução)
Máscara vendida pela internet (Foto: Site Mascarilha.pt/Reprodução)

Fora da Capital – Não está claro o que deu início à “pegadinha”, mas segundo o G1, algumas pessoas sugeriram que pode se tratar de uma campanha publicitária de um filme de terror que está pra ser lançada. Tudo começou nos Estados Unidos, mas houve relatos de flagras Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia.

A polícia disse ter recebido dezenas de relatos sobre palhaços “assassinos” na última semana, ainda conforme o G1. Os indivíduos vestidos com roupas de palhaço estariam andando armados com facas, agindo de forma suspeita ou perseguindo pessoas, muitas vezes crianças pequenas.

No Brasil, os palhaços “do mal” já apareceram em Campinas e em São Paulo, conforme retratou a imprensa nacional.

Nos siga no Google Notícias