ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Panfletagem vira principal método de ações contra a dengue

Gabriel Neris e Viviane Oliveira | 09/02/2013 09:55
Vereador Elizeu Dionisio entrega panfleto na mobilização de parlamentares (Foto: Arquivo/Rodrigo Pazinato)
Vereador Elizeu Dionisio entrega panfleto na mobilização de parlamentares (Foto: Arquivo/Rodrigo Pazinato)

A cada dia que passa sobe o número de casos confirmados de dengue, em Campo Grande. No combate ao mosquito Aedes Aegypt, várias campanhas e ações são feitas na tentativa de conscientizar a população em manter os terrenos e quintais limpos. Um dos meios de informação são as panfletagens que, em geral, são aprovadas pela população.

A dona de casa Ângela Salazar Gomes da Silva, de 43 anos, conta que há um pouco mais de um mês foi realizado o mutirão da limpeza na rua da casa dela, no bairro Tiradentes, e durante a coleta de lixo também eram entregues os panfletos aos moradores. Ela aprova a medida, mas ressalta que a população já sabe “de cor e salteado as orientações, mas o que falta é educação”.

Cícera Cordeiro Valença, de 37 anos, diz que quando recebe o panfleto e percebe que o assunto é referente à dengue, sua atenção é despertada pelo assunto, principalmente pela saúde dos filhos de dois e seis anos de idade. “Informação nunca é demais. A Prefeitura e as empresas ter que fazer esse tipo de informativo sim porque tem quem dá valor”.

Mas há também quem não acredite que apenas a distribuição do papel funcione para conscientizar a população. A operadora de telemarketing Daniele Oliveira, de 22 anos, a cita como exemplo. “Não é panfleto ou outdoor que vai fazer as pessoas cuidarem do terreno, deixar que não tenha água parada. Tem que ter compromisso”, afirma.

A jovem também pede que a população não coloque a culpa somente no município. “Cada um tem que fazer sua parte. A pessoas tem que contribuir, primeiro tem que pensar na sua casa, no bairro e na cidade”, ressalta Daniele.

Já a aposentada Judith de Souza, de 76 anos, conta que toda vez que lhe entregam materiais sobre a dengue, ela guarda e repassa para outras pessoas como os vizinhos e até os netos. Ela diz que a epidemia de dengue era esperada pelo costume das pessoas de não cuidarem dos próprios terrenos.

Aposentada Judith de Souza, de 76 anos, conta que entrega panfletos aos netos (Foto: Luciano Muta)
Aposentada Judith de Souza, de 76 anos, conta que entrega panfletos aos netos (Foto: Luciano Muta)
Cícera Cordeiro Valença mostra preocupação com a saúde da filha de dois anos (Foto: Luciano Muta)
Cícera Cordeiro Valença mostra preocupação com a saúde da filha de dois anos (Foto: Luciano Muta)

“Como uma sociedade fica a mercê de um mosquitinho que a gente mal consegue enxergar, que só depende da gente para ele vivier. As pessoas não caíram na real, que esse mosquito transmite a dengue, e a dengue mata”, complementa. “Informação tem. Qualquer pessoa, de uma criança até um idoso, sabe dizer como não criar um mosquito da dengue em casa”, completa a aposentada de Bandeirantes, mas que está em Campo Grande para um tratamento de saúde.

Do início do ano até a última terça-feira (5), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) registrou 21.975 casos de dengue na Capital. No Estado, seis pessoas já tiveram dengue como causa confirmada da morte. Outros 10 casos estão em investigação.

Nos siga no Google Notícias