ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Para acabar com insegurança, convocados tentam vaga em concurso

Concurso oferece 1 mil vagas para carga horária com 20h semanais e salários de R$ 2.878

Viviane Oliveira e Guilherme Henri | 16/12/2018 13:57
Professor de Educação Física, Leonardo dá aula há 2 anos em escola privada  (Foto: Guilherme Henri)
Professor de Educação Física, Leonardo dá aula há 2 anos em escola privada (Foto: Guilherme Henri)

Em busca de segurança com mais direitos e vantagens, professores que já estão na área ministrando aulas como convocados disputam uma das mil vagas de concurso público realizado na tarde deste domingo para a contratação de novos professores da REE (Rede Estadual de Ensino). Ao todo, 14.370 candidatos, de diferente regiões, realizam a prova em Campo Grande e Dourados.

A professora Elizângela Sales, 32 anos, que atua na área há 13 anos em Ivinhema, viajou 283 quilômetros, para fazer a prova na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e tentar garantir uma vaga no serviço público. 

Ela é contratada e conta que o último certame foi em 2013 e de lá para cá vem se preparando para ter um bom desempenho na prova. “Eu, assim como a maioria, quer deixar a insegurança do contrato para conseguir a estabilidade. Estou esperando uma prova difícil. Vai ser bem concorrido, mas a expectativa é boa”, diz confiante.

Compartilha da mesma opinião, Patrícia Costa Rodrigues, 26 anos, que há 5 anos aguarda o concurso com ansiedade. “Fiz o última prova e não passei. Desde então venho me preparando”, relata. Patricia também ministra aula como contratada e acredita que a experiência do dia a dia deve contribuir para a realização de uma boa prova.

Elizângela veio de Ivinhema para tentar vaga em concurso público  (Foto: Guilherme Henri)
Elizângela veio de Ivinhema para tentar vaga em concurso público (Foto: Guilherme Henri)

Além da UCDB, a prova será aplica na Unigran, na Rua Abrão Júlio Rahe, no Centro. A sede da Unigran em Dourados também receberá candidatos. Os portões das universidades abriram às 12h e fecharam às 14h. Os candidatos terão 4 horas para responder às questões.

Os irmãos Thiago Brites, 29 anos, e Leonardo Brites, 24 anos, dão aula em escola privada e estão em busca de uma vaga em escolas públicas. Professor de Geografia há 7 anos, Thiago e o irmão querem estabilidade. “Não é tanto pelo salário, mas sim pela segurança”, reforça Leonardo, que ministra aula de Educação Física.

Esquema - Um esquema especial de segurança será montado pelo Governo do Estado, no próximo domingo (16), para garantir a boa realização do certame. Policiais militares atuam nas proximidades dos locais de prova. O concurso oferece 1 mil vagas para professores nas áreas de Arte, Ciências da Natureza - Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa/ Literatura, Matemática e Química. A carga horária para os cargos é de 20h semanais, com salários de R$ 2.878.

Nos siga no Google Notícias