ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Para assumir cargo público, candidato terá de ter formação específica na área

Executivo Municipal estabeleceu critérios de escolaridade

Mayara Bueno | 20/01/2016 12:27
Prefeitura de Campo Grande. Decreto foi publicado no Diogrande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. Decreto foi publicado no Diogrande. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande publicou decreto em que estabelece critérios de escolaridade e área de formação para o provimento de cargos efetivos do Executivo Municipal. A publicação desta quarta-feira (20) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) definiu os requisitos mínimos para que o servidor assuma cargos de ensino superior, médio e fundamental.

De acordo com o decreto, para o cargo de agente fiscal, com carga horária de 40 horas semanais, por exemplo, será necessária  a graduação na modalidade da área de atuação. As atividades desenvolvidas pelo profissional, detalha o decreto, é desenvolver ações de orientação e prevenção na área de vigilância sanitária e emissão de pareceres técnicos relativos a inspeções desenvolvidas, dentre outras.

Para ocupar o cargo de fiscal de meio ambiente, o servidor terá de ter graduação de bacharelado em ciências biológicas ou biologia, engenharia agronômica, ambiental, ou sanitária, civil, elétrica, florestal, química, geografia, geologia e bacharel em Direito.

No caso do cargo de enfermeiro, o profissional terá de ter graduação em enfermagem, para realizar assistência integral aos indivíduos e famílias na estratégia de saúde. Conforme publicado, para ocupar o cargo de geólogo, precisa curso de geologia; para médico, além da faculdade de medicina, precisa também ter título de especialista.

Por fim, cargos de professor e psicólogo demandam a formação superior de licenciatura plena, com habilitação específica na área de atuação e curso de psicologia.

Ensino médio – Para quem quiser ocupar cargo de assistente de serviços de saúde é necesário o ensino médio completo; técnico de enfermagem precisa, além do ensino médio, o curso de técnico de enfermagem do trabalho; para ocupar cargo de técnico em controle interno é necessário curso de ensino médico de contabilidade. Para técnico em prótese dentária é exigido conhecimento específico comprovado por meio de cursos na área ou experiência profissional; técnico de saúde bucal precisa ter capacitação específica na área.

Nível fundamental – Para desenvolver ações de agentes de combate à endemias, o interessado terá de ter o ensino fundamental completo, assim como agente comunitário de saúde. Auxiliar de saúde bucal precisa ter terminado o fundamental, além de curso específico para as funções de auxiliar.

O decreto, que entra em vigor na data de sua publicação, é assinado pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e pelo secretário municipal de Administração, Ricardo Ballock. O documento completo com as exigências pode ser conferido no Diogrande, da página 1 a 7.

Nos siga no Google Notícias