ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Para combater evasão escolar, Guarda treina 400 para vigiar estudantes

Edivaldo Bitencourt | 23/07/2015 16:48
Guardas municipais vão participar de curso para reforçar ronda nas escolas (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Guardas municipais vão participar de curso para reforçar ronda nas escolas (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Guarda Municipal de Campo Grande vai treinar cerca de 400 agentes para realizar a ronda escolar a partir deste segundo semestre. Além de combater a evasão, que chega a 30% na rede municipal de ensino, os guardas vão combater atos de vandalismo nos terminais, pontos de ônibus, shoppings e até o consumo de drogas pelos estudantes fora da sala de aula.

A primeira turma começa o curso na próxima segunda-feira. O Diário Oficial de Campo Grande publicou, nesta quinta-feira (23), a relação de 217 guardas municipais que vão fazer o curso de capacitação. A segunda turma começa as aulas na primeira semana de agosto.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, os agentes vão ter palestras com promotores de Justiça, delegados e conselheiros tutelares. As aulas vão focar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e ensinar os direitos e deveres dos menos de 18 anos.

Ele explicou que o MPE (Ministério Público Estadual) estima que a evasão pode chegar a 30 mil alunos, 30% dos 100 mil matriculados nas escolas municipais. Os alunos flagrados fora das salas de aula em terminais de ônibus, shoppings ou praças serão encaminhados para a delegacia e ao Conselho Tutelar.

Azambuja explica que a ronda escolar era feita, mas não tinha a intensidade que será adotada a partir de agora. Os guardas vão combater os atos de vandalismo, pichações, consumo de drogas, cigarro e até narguilé.

Segundo o secretário de Segurança Pública, as ações também atendem aos pedidos feitos pelos pais, que participam da formulação da nova política por meio de associações nas escolas.

Nos siga no Google Notícias