ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Para evitar acidentes, Semadur realiza mutirão de poda e remoção de árvores

Flávia Lima | 11/12/2015 10:48
Temporada de chuvas provoca queda de árvores, principalmente na região central. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)
Temporada de chuvas provoca queda de árvores, principalmente na região central. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)

Dados da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros revela que pelo menos 70 árvores caíram na Capital durante temporais na última semana de novembro. Os acidentes geralmente ocorrem devido a idade e escolha equivocada de espécies que podem ser plantadas em cada região da cidade.

Na tentativa de prevenir um número maior de acidentes, já que a temporada de chuvas segue até janeiro, a Semadur(Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) deu início às atividades da Brigada Sustentável, que tem o objetivo de realizar o manejo da arborização urbana.

Os serviços realizados são o de poda e remoções, um dos mais solicitados na secretaria. Até o momento os trabalhos foram realizados na Avenida Afonso Pena e Duque de Caxias, região central da cidade, onde se concentra o maior número de árvores antigas e frágeis. .

O trabalho será realizado em mutirão no quadrilátero central e nas saídas da cidade. Posteriormente, a ação será ampliada para todas as regiões, além dos distritos de Anhanduí e Rochedinho.

As árvores que oferecerem risco estão sendo removidas e, posteriormente, haverá o plantio de mudas nos locais.

No final de novembro o Campo Grande News conversou com o Rodrigo Fraiha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica da Capital, que explicou que as quedas ocorrem porque muitas das árvores não são indicadas para o plantio próximo a rede elétrica, como a palmeira imperial, ficus, sibipiruna, mangueira e leucena.

Além disso, são espécies que sempre avançam sobre a fiação elétrica e requer poda. Segundo ele, só este ano, técnicos da Energisa realizaram a poda emergencial de pelo menos mil árvores na cidade.

Ele também destacou que existe um manual, disponível no site da Energisa e da prefeitura, orientando quanto as espécies corretas para o plantio, que pode ser acessado através do link www.pmcg.ms.gov.br/semadur/canaisTexto?id_can=6366. Para pedido de podas urgentes que estejam afetando a rede elétrica, o número é o 0800 7227272.

Nos siga no Google Notícias