ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Para evitar greve em Ceinf's, prefeito diz que depositou salários hoje

Antonio Marques e Flavia Lima | 14/09/2015 12:36
Para evitar paralisação nos Ceinf's, Bernal deposita salários dos funcionários hoje (Foto: Marcos Ermínio)
Para evitar paralisação nos Ceinf's, Bernal deposita salários dos funcionários hoje (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) declarou nesta manhã, durante apresentação do balanço financeiro da prefeitura, no auditório da Esplanada Ferroviária, que os salários dos funcionários dos Ceinf's (Centro de Educação Infantil) foram depositados hoje, 14, e entra na conta nesta terça-feira, 15. Essa medida deve evitar possível paralisação marcada para iniciar amanhã.

Durante o evento, Bernal chamou a atenção da imprensa para ouvir um audio divulgado no aplicativo Whatsapp em que uma voz feminina convoca os funcionários dos Ceinf's para uma reunião na tarde de hoje para tratar da paralisação no dia 15, a partir das 6h.

Na mensagem de voz, que pode ser da presidente do Senalba/MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), Maria Joana Barreto Pereira, ela convoca o pessoal para estar no sindicato na segunda e já avisar aos pais para não mandar as crianças aos Ceinf's nesta terça-feira.

A pessoa deixa claro na mensagem que a paralisação pode não ocorrer apenas sob uma condição. “... se o sr. Bernal não depositar até na segunda. Vai que toca o coração dele e deposite. Tudo é possível. Algum empresário cheio da grana passa a grana pra ele, ajudando vocês, porque têm empresários bem bonzinhos nesta cidade. Vai que de repente empreste pra prefeitura. Não é mesmo”, diz a pessoa em tom de ironia e ainda pede oração para abençoar ao prefeito para poder pagar os salários.

De acordo com a pessoa na mensagem, estaria faltando força de vontade dos “nossos governantes”, pois o atraso no pagamento não seria por falta de dinheiro, “claro que tem”, afirma a interlocutora aos funcionários dos Ceinf's, que atende cerca de 13,7 mil crianças na creche e na pré-escola na Capital.

O prefeito destacou que o vale transporte foi pago na semana passada e que está priorizando o pagamento das pessoas. “Como recebemos a prefeitura destruída e com déficit de mais de R$ 30 milhões, estamos dando prioridade para pagar os funcionários”, afirmou.

No site do Senalba foi publicada, no último dia 11, uma convocação para todos os trabalhadores da OMEP e Seleta para participar de uma assembleia extraordinária para esta segunda-feira, as 17h30min, na sede do sindicato, com pauta única. “Esclarecimentos referente não pagamento dos salários, onde será deliberado pela categoria dos trabalhadores da OMEP/SELETA a paralização à partir das 06hs do dia 15/09/2015.” (sic).

A comerciante Rosimeire Mendes, que tem dois filhos gêmeos de 3 anos no Ceinf do Aero Rancho revelou estar apreensiva com a possibilidade de os funcionários do Centro não comparecerem ao trabalho nesta terça-feira, "pois não tenho com quem deixar as crianças", comentou. A diretora, que não quis se identificar, disse que caso aconteça a greve, terá que dispensar as crianças porque no local tem cerca de 30 funcionários mantidos pela Seleta, que haviam recebido apenas passe de ônibus na semana passada.

Segundo ela, entre esses 30 funcionários tem pessoal da limpeza, recreadoras, cozinheiras e preparadoras de alimentos para os bebês. "Como as professoras não irão realizar o trabalho dessa equipe, não há outra solução, a não ser pedir aos pais que levem os filhos de volta para casa", afirmou a diretora.

Bernal disse considerar a mensagem de voz um “ato criminoso e irresponsável” e que tomaria providências para identificar a pessoa que encaminhou o audio aos funcionários. “Vamos denunciar o caso à polícia e ao Ministério Público contra pessoas que estão incentivando vandalismo e ações criminosas. Aqui o crime praticado será denunciado e vamos cobrar providências”, declarou o prefeito.

Sindicato convoca assembleia extra-ordinária para final da tarde de hoje, 14, para debater paralisação nos Ceinf's (Imagem: Reprodução do site Senalba)
Sindicato convoca assembleia extra-ordinária para final da tarde de hoje, 14, para debater paralisação nos Ceinf's (Imagem: Reprodução do site Senalba)
Nos siga no Google Notícias