ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Para fazer cirurgia, paciente da Santa Casa precisa de 10 doadores de sangue

Ana Paula Carvalho | 30/05/2011 15:23

Maria de Fátima Neves Furtado, 56 anos, aposentada, está internada na Santa Casa de Campo Grande desde a última quinta-feira (26) por conta de problemas cardíacos.

Na próxima quarta-feira (01) a aposentada terá que passar pela terceira cirurgia cardíaca. Para isso, ela precisa de 10 doadores de sangue. O problema é que o estoque no Banco de Sangue da Santa Casa não é suficiente.

O maior hospital do Estado, hoje cadastra em média 45 novos doadores por dia, número considerado baixo. Por mês são 900 bolsas com 400 mililitros, quando são necessárias 1.200.

O hospital e a família de Maria de Fátima pedem que as pessoas procurem o Banco de Sangue que fica na rua Eduardo Santos Pereira, 88, esquina com a rua 13 de Maio e falem que vão doar para ela. Qualquer tipagem pode ser doada, mas a preferência é por doadores com sangue tipo o negativo.

A aposentada é de Sidrolândia, município que fica a 71 quilômetros da Capital. Ela está acompanhada pela irmã Zenilda Neves que não pode doar porque tem menos de 50 quilos.

O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 12h às 17h. Para doar, é preciso estar bem alimentado, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. O doador não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não pode estar fazendo uso de medicamento controlado. É necessário portar documento de identificação oficial com foto.

Cirurgia cardíaca- A cirurgia cardíaca é o procedimento que mais utiliza bolsas de sangue. Na cirurgia adulta são 18 bolsas e seis na infantil.

Nos siga no Google Notícias