ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Para frear tráfico, autoridades defendem prisão de usuários de droga

Aline dos Santos e Francisco Júnior | 23/09/2014 12:28
Quase 150 toneladas de drogas foram incineradas hoje no frigorífico JBS. (Foto: Marcos Ermínio)
Quase 150 toneladas de drogas foram incineradas hoje no frigorífico JBS. (Foto: Marcos Ermínio)

A volta da punição para o usuário é apontada como caminho para frear o consumo de droga. Nesta terça-feira, durante a incineração de 140 toneladas de entorpecente, o retorno da penalização criminal, como era praticado até 2006, foi defendido pelos titulares da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), WantuirJacini, e da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), Rodrigo Yassaka.

Para eles, a nova legislação incentivou uso de drogas, com a lógica de que se há procura é preciso aumentar a oferta para atender a clientela. “Considero a lei totalmente errônea”, afirma Jacini. O secretário defende que o usuário responda criminalmente.

O delegado Rodrigo Yassaka afirma que a Denar cumpre seu papel de fazer investigações, prisões e apreensões . “Mas, infelizmente, o consumo é respaldado pela lei. É difícil esse combate diário. Anteriormente, se o policial flagrasse um usuário com drogas, era levado para a delegacia, fichado e respondia criminalmente por isso. Hoje em dia, o policial flagra, é levado para a delegacia e liberado em 30,40 minutos”, salienta.

Ele reclama que a polícia fica de mãos atadas diante da lei da despenalização da posse de droga. A incineração de hoje foi a quinta realizada em 2014 no Estado, sendo a segunda da Denar.

Na etapa desta terça-feira, foram incineradas 137,4 toneladas de maconha; 2,7 toneladas de cocaína; e 225,8 quilos de drogas sintéticas, como ecstasy e LSD. A destruição foi no frigorífico JBS, na saída para Sidrolândia.

Nos oito primeiros meses do ano, foram presas 2.146 pessoas por tráfico no Estado. O total teve aumento de 16% quando comparado ao mesmo período de 2013, com 1.852 prisões. De 2013 a 2014, a Polícia Civil retirou de circulação 200 toneladas de drogas.

Delegado da Denar reclama que polícia fica de mãos atadas. (Foto: Marcos Ermínio)
Delegado da Denar reclama que polícia fica de mãos atadas. (Foto: Marcos Ermínio)
"Considero a lei totalmente errônea", afirma Jacini. (Foto: Marcos Ermínio)
"Considero a lei totalmente errônea", afirma Jacini. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias