ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Para produtor, “prêmio” do governo pode incentivar destruição de fazendas

Aline dos Santos | 24/06/2013 11:49
 “Os índios estão lá dentro há 15 anos”, reclama dono da fazenda Fronteira.  (Foto: Marcos Ermínio)
“Os índios estão lá dentro há 15 anos”, reclama dono da fazenda Fronteira. (Foto: Marcos Ermínio)

Do lado de fora da reunião entre representantes da Justiça, fazendeiros e índios, que acontece nesta segunda-feira em Campo Grande, o produtor rural Pio Queiroz Silva afirma que o “prêmio” do governo, que se dispôs a pagar por fazendas na região da aldeia Buriti, pode levar a novas invasões e destruição de imóveis rurais.

De acordo com ele, o governo federal deveria exigir que os locais fossem desocupados para, só então, abrir negociação. A fazenda Buriti, em Sidrolândia, teve imóveis incendiados no último dia 30 de maio durante desocupação. A mesma ação resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos, despertando para o resto do Brasil a violência pelas disputas de terra em Mato Grosso do Sul.

Pio Silva é proprietário da fazenda Fronteira, no município de Antônio João. “Os índios estão lá dentro há 15 anos”, reclama. A área em litígio tem 9.300 hectares, sendo 4 mil pertencentes à família do fazendeiros. São 4.500 cabeças de gado nas propriedades.

“Vim aqui hoje por iniciativa própria. Minha filha é advogada, a minha mulher é antropóloga”, conta. Ele não conseguiu participar da reunião no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O encontro, liderado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), busca soluções para a questão fundiária.

Nos siga no Google Notícias