ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Para ter gratificações de volta, médicos suspendem greve nesta terça

Ricardo Campos Jr. e Alan Diógenes | 11/05/2015 21:55
Assembleia reuniu em torno de 200 médicos no sindicato (Foto: Fernando Antunes)
Assembleia reuniu em torno de 200 médicos no sindicato (Foto: Fernando Antunes)

Mesmo insatisfeitos com alguns pontos da proposta feita pela prefeitura, médicos da rede municipal de saúde decidiram suspender a greve e retomarão o atendimento ao público nesta terça-feira (11). Segundo o SindMed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), cerca de 200 profissionais participaram de assembleia nesta noite. Anteriormente, a entidade havia estimado presença de 300 pessoas.

O presidente do sindicato, Valdir Shigueiro Siroma, diz que a categoria “foi sensível” ao apelo da população e por isso decidiu aceitar o retorno às atividades sob a condição de receberem os adicionais cortados pelo município, inclusive os retroativos.

Porém, segundo ele, foi motivo de impasse durante a reunião a falta de uma proposta de reajuste salarial que corrija a inflação e contenha percentual de ganho real.

A categoria, contudo, ainda está em “estado de greve”. Isso significa que se a prefeitura não cumprir com o que foi acordado, os médicos podem voltar a fazer uma paralisação na quarta-feira. Por hora, na tentativa de recuperar o tempo perdido, os servidores irão reagendar as consultas desmarcadas em função do movimento.

Custos - O retorno do pagamento do benefício, que custa de R$ 900 mil a R$ 1,2 milhão por mês à Sesau, foi definido em reunião com o MPT (Ministério Público do Trabalho), MPE (Ministério Público Estadual), prefeitura e SindMed/MS (Sindicato dos Médicos), realizada na última sexta-feira.

De acordo com o titular da Sesau, Jamal Salém, a volta das gratificações - que junto com a falta de reajuste foi estopim para greve deflagrada no último dia 6 – seria possível mediante cortes em cargos comissionados e contratados. “Vou ter reunião com o pessoal do RH e financeiro para ver de onde vai tirar. Tira de uma fonte e coloca na outra. Não é dinheiro novo”, afirma.

O acordo de sexta-feira também resultou no aumento do efetivo nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e postos de saúde 24 horas, que atendem urgência e emergência. A escala de médicos trabalhando aumentou de 30% para 50%.

“Foi uma conquista para todos os lados. Acredito que a assembleia vai aprovar a proposta e amanhã a greve acaba de vez”, diz o secretário.

Nos siga no Google Notícias