ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Para ter um ambiente melhor, moradora de MG sai limpando ruas da Vila Nascente

Bruno Chaves | 18/10/2013 17:48
Roselo mora em MG, mas vem a Campo Grande com frequência. Ela sempre aproveita viagem para limpar rua da casa dos filhos (Foto: Cleber Gellio)
Roselo mora em MG, mas vem a Campo Grande com frequência. Ela sempre aproveita viagem para limpar rua da casa dos filhos (Foto: Cleber Gellio)
Artesã acredita que cidadão deve fazer sua parte para incentivar políticas públicas (Foto: Cleber Gellio)
Artesã acredita que cidadão deve fazer sua parte para incentivar políticas públicas (Foto: Cleber Gellio)

Mesmo com a omissão do poder público no desenvolvimento de melhorias em bairros mais afastados do centro – ruas, esgotos e limpeza –, existem pessoas que encontram um jeito de deixar melhor o ambiente em que vivem. Esse é o caso da artesã Rosele Almeida, 53 anos, que continua incansável na saga da limpeza da Vila Nascente, bairro que fica próximo ao Carandá Bosque, em Campo Grande.

A história da artesã já foi noticiada pelo Campo Grande News em julho deste ano. De lá para cá, pouca coisa mudou no bairro em que os filhos dela vivem – Rosele mora em Guanhães (MG), mas vem a Campo Grande com frequência –, no entanto, a vontade transformação dela ainda continua a mesma.

“O cidadão não se sente parte do processo de cidadania. Se ele vê um lixo na rua, ele não pode sair e pegar porque acha que o político que tem que fazer isso. De quem é esse nó? É nosso! Vai chegar a um ponto que vamos ter que cuidar de nosso lixo igual cuidamos do nosso almoço, da nossa saúde e dos nossos dentes”, exemplifica.

A inquietação de Rosele é quanto ao lixo depositado na rua por moradores. Ela conta que em sua cidade, em um período de um ano e meio, conseguiu mudar a rua “de um lixão para um jardim”. A artesã foi ex-prefeita em Guanhães de 2001 a 2004 e serviu de exemplo para outros moradores. “Mesmo depois de anos de ter saído da política, as pessoas olhavam e via a ‘vice-prefeita’ limpando as ruas. Isso serviu como exemplo”, espera.

Por meio de ofícios, cartas e mensagens, Rosele, sempre que vem a Campo Grande, cobra da prefeitura melhorias, como limpeza, asfalto e esgoto, nas ruas da Vila Nascente. “Acho que se começarmos de um bairro, vira estimulo para outros”, acredita. Mesmo sem ter a certeza de quando o desenvolvimento chegará a sua região, a artesã segue em sua “missão” de transformar o local e que vive.

Nos siga no Google Notícias