ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Para todas as idades, Ary Coelho é reaberta e resgata a fonte luminosa

Paula Vitorino | 22/09/2012 20:18
Queima de fogos marcou a reinauguração da Praça Ary Coelho, que foi totalmente revitalizada (Foto: Minamar Junior)
Queima de fogos marcou a reinauguração da Praça Ary Coelho, que foi totalmente revitalizada (Foto: Minamar Junior)

À espera da reabertura da Praça Ary Coelho, as crianças estavam ansiosas para aproveitar logo o parquinho novo e os pais, avós curtindo a nostalgia de ver o local de encontro da sua juventude revitalizado.

“Eu estava aqui quando tinha 6 anos de idade e a Praça recebeu esse nome e inaugurou a fonte luminosa. Agora, 60 anos depois, vim ver a reinauguração”, conta o aposentado Antônio Castro Cabral, de 66 anos.

A Praça recebeu o nome de Ary Coelho, homenagem ao ex-prefeito, em 1954. Hoje, início da Primavera de 2012, o espaço foi reaberto em solenidade com o prefeito Nelson Trad Filho.

“A gente quis com essa revitalização resgatar um pouco da história de Campo Grande. Fizemos muitas obras na Capital, mas essa é o mimo que faltava”, afirmou Trad.

Olhando os detalhes da reforma, Maria Olga Mandetta, de 75 anos, afirma que “está tudo como era antes, cada detalhe, mas o que muda agora é a tecnologia”.

Ela se refere ao chafariz com fonte d’água luminosa, maior atração e destaque da reforma, que retoma as cores e a música que tinha na sua inauguração, mas agora com o diferencial da tecnologia.

O sistema de iluminação e sonorização é internacional, com funcionamento eletrônico, 120 lâmpadas de led. Ela irá funcionar automaticamente no ritmo de sons.

Para a avó Lucia Mesquita, de 63 anos, “tudo ficou muito bonito”. Já para sua neta, Maite, de 9 anos, a fonte merece uma rápida admirada, mas a atenção maior é para o parquinho. “Agora dá para brincar”, diz puxando a avó em direção ao local.

Poucos minutos após a abertura da Praça para o público o parquinho e a academia ao ar livre já estavam lotadas. Ao invés da areia, os brinquedos do parquinho estão colocados em cima de piso de borracha. Aparelhos especiais para portadores de deficiência física foram instalados na academia e no parquinho.

Público pôde apreciar o show com várias cores dos fogos de artifício e da fonte luminosa (Foto: Minamar Junior)
Público pôde apreciar o show com várias cores dos fogos de artifício e da fonte luminosa (Foto: Minamar Junior)

Cultura - A reinauguração de hoje também fez a Praça retomar o status de palco de apresentações culturais. Poesia e música foram atração para o público. O tradicional coreto recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, 9 pontos de iluminação, grama nas laterais e até um jardim de azaléias.

O ex-prefeito da Capital Juvêncio Cesar da Fonseca, de 77 anos, lembrou que o espaço tem papel histórico e já foi palco até de discurso do ex-presidente Getúlio Vargas.

A garantia de que a Praça seja um ponto de encontro para todas as idades ganhou reforço com a reforma das tradicionais mesas para a terceira idade jogar damas e xadrez, e espaços preparados especialmente para os internautas utilizarem a rede gratuita de internet do local.

O verde da Praça continua garantido com as espécies também históricas de árvores do local e toque de paisagismo com novas e coloridas espécies de plantas.

Segurança - No visual, uma das principais mudanças é ainda uma questão de segurança: a grade ao redor da Praça.

“Vimos em grandes cidades que as praças de grande circulação precisam ter horário para abrir e fechar para evitar a depredação”, explicou o prefeito.

O espaço será aberto todos os dias às 5h e fechado às 22h. “Infelizmente algumas pessoas não respeitam e precisou colocar grades. Espero que agora ajudem a preservar. É um presente para o nosso lazer”, diz Raquel da Silva, de 29 anos.

Como parte da segurança e conforto para os usuários, os banheiros – masculino e feminino – também foram reformados e terão o acesso controlado por meio de catracas.

Segundo o secretário de Obras de município, João de Marco, a obra demorou cerca de 1 ano para ser concluída e teve investimento de R$ 4,5 milhões.

A conservação do espaço será feita por parceria firmada hoje entre empresas privadas.

Nos siga no Google Notícias