ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Paralisação de transplantes de rins em MS é motivo de audiência pública

Vania Galceran | 09/12/2014 22:47

A Comissão de Direitos Humanos, da OAB/MS, vai reunir autoridades do sistema único de saúde em audiência pública nesta quarta-feira (10), às 14h, no auditório da OAB/MS para debater a paralisação de transplantes de rins em Mato Grosso do Sul.

A ideia do debate surgiu após denúncia recebida pela Comissão de que o sistema de transplantes de rins na Santa Casa está paralisado há pouco mais de um ano. “Há 400 renais crônicos na fila aguardando a cirurgia”, destaca a presidente da Comissão de Assistência à Cidadania da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Tatiana Marques Garcia, responsável pela denúncia na OAB/MS. “É uma situação que chegou ao limite. Precisamos debater e ouvir dos entes públicos soluções para este gravíssimo problema na saúde pública estadual”, afirma o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Joatan Loureiro, os pacientes precisam se deslocar até outros Estados para realização da cirurgia. “É uma situação complexa em função da fragilidade da saúde de alguns para viajarem ou pela insuficiência de recursos para se levar um acompanhante”, revelou. Em novembro, membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS reuniram-se com a diretoria da Santa Casa para averiguarem a possibilidade da reativação do sistema.

Com a audiência pública, a Comissão de Direitos Humanos espera chamar a atenção para o debate. “Esperamos reunir entes municipais e estaduais ligados à saúde pública para participar do debate e propor soluções para o problema”, destacou o presidente da Comissão, Joatan Loureiro.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Nos siga no Google Notícias