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Capital

Parceria entre Procon e Polícia Civil vai ampliar atendimento aos consumidores

Paula Vitorino | 18/03/2012 12:43

O Procon vai ampliar o atendimento aos consumidores disponibilizando formulários para preenchimento de reclamações envolvendo relações de consumo nas Delegacias de Polícia Civil de Campo Grande.

O termo de parceria foi assinado na quinta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, entre o Governo do Estado e o Procon.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, as atribuições administrativas do Procon são bem claras e a colaboração da polícia visa beneficiar o atendimento dos cidadãos. “Este vai ser um ponto muito importante de contato da segurança pública com a sociedade”, enfatizou o secretário.

Os formulários disponíveis nas delegacias serão preenchidos pelo consumidor, contendo espaço para sua identificação e do fornecedor, histórico dos fatos e pedido junto ao Procon. Também serão disponibilizados exemplares do Código de Proteção e Defesa do Consumidor para consulta nas delegacias.

Nos locais de atendimento serão afixados banners informativos e adesivos de identificação com orientações à população sobre o novo serviço.

O primeiro ponto a receber os formulários será a delegacia do aeroporto de Campo Grande, já que a circulação de pessoas no local é intensa e ocorrem com frequência casos envolvendo relação de consumo.

“Escolhemos este local por ter demanda permanente da atuação do Procon. Em certas ocasiões os passageiros e usuários deixam de realizar suas denúncias e reclamações por não ter de tempo e nem possibilidade de locomoção até um posto do Procon mais próximo”, esclarece o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro.

Em contrapartida, nos postos de atendimento do Procon, os atendentes oferecerão auxílio no preenchimento de Boletim de Ocorrência (B.O) on-line na Delegacia Virtual (Devir), quando solicitado pelos consumidores, ampliando e facilitando o atendimento do órgão e da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os servidores do Procon devem passar por um treinamento para conhecer os serviços oferecidos pela Delegacia Virtual e o funcionamento do sistema. Após a capacitação poderão atuar no preenchimento dos B.Os.

Em 2011, o Procon realizou cerca de 40 mil atendimentos e com a integração dos serviços oferecidos pelo Estado os números devem aumentar.

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