ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Parceria entre secretarias quer promover segurança nas escolas municipais

Thiago de Souza | 27/07/2015 20:23
Termo de cooperação foi assinado na tarde desta segunda-feira (27). (Foto: Denilson Secreta)
Termo de cooperação foi assinado na tarde desta segunda-feira (27). (Foto: Denilson Secreta)

A Semesp (Secretaria Municipal de Segurança Pública) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação) firmaram um acordo para prosseguir com o Proeseg - Projeto Escola Seguro, que pretende integrar ações para promover segurança nas escolas municipais de Campo Grande. O termo foi assinado na tarde desta segunda-feira (27).

De acordo com a Prefeitura Municipal, a segurança das escolas é uma prioridade desta gestão e que, esse termo reforça o compromisso de ações e amplia o projeto de segurança para as escolas municipais.

O promotor da Vara da Infância e Juventude, Sérgio Harfouche, disse que a Capital se torna referência para as demais. “É notório que nossa capital se destaca nas ações de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, por meio de projetos e ações efetivas de segurança e educação. Campo Grande é a primeira capital do país que terá reparação de danos no regimento escolar. O aluno tem de reparar a infração cometida, seja uma sujeira, algo que quebrou ou alguém a quem ofendeu”, destacou o promotor.

A ampliação das ações em escolas se dá com a atuação da Guarda Municipal. Está prevista a intensificação de rondas escolares, com foco maior nos horários de entrada e saída dos estudantes. Além disso, haverá presença permanente de um servidor da Guarda no período noturno.

A integração dos trabalhos como forma de obter excelência e efetividade nas ações, foi destacada pelo secretário municipal de Segurança Pública Valério Azambuja. “As secretarias atuam em sinergia, atendendo as prioridades desta gestão, de forma que isto promova o fortalecimento das ações da Prefeitura, visando minimizar as dificuldades do dia-a-dia”, ressalta o secretário.

Marcelo Monteiro Salomão, secretário municipal de Educação, acha que prover a segurança aos alunos e da comunidade escolar é fundamental para a promoção de uma educação de qualidade. "A assinatura desse termo significa segurança e estabilidade social. Poder selar essa parceria traz mais proteção e guarida a quem é nosso objetivo maior: o aluno, sempre”, afirma Salomão.

Entre outras ações do Projeto Escola Seguro, estão palestras com guardas municipais pós-graduados na área de Segurança Pública e Defesa Social para abordar temas relacionados ao consumo de drogas, violência e criminalidade nas escolas.

A fiscalização dentro dos terminais de transbordo e interiores dos coletivos também são alvos do programa. A ação entende também que, alunos em atitude suspeita ou fazendo uso de narquilé, drogas lícitas ou ilícitas, armas e artefatos que possam ser usados em atos de violência deverão ser abordados pelos guardas e encaminhados à diretoria das escolas, para devidas providências junto aos pais dos alunos.

Crianças ou adolescentes não matriculados em nenhuma escola ou em situação de risco deverão ser encaminhados para o Conselho Tutelar, correspondente à região da ocorrência.

Nos siga no Google Notícias