ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Paróquia do Monte Carlo mantém tradição e celebra Missa do Galo à meia-noite

Ricardo Campos Jr. | 24/12/2010 10:04

Na maior parte das paróquias da Capital missa acontece entre 19 e 20 horas

Uma tradição que se perdeu ao longo do tempo, a Missa do Galo, ou Missa da Vigília, é celebrada na Capital pela maioria das paróquias entre as 19 e 20 horas, enquanto originalmente a celebração era feira à meia noite. Em Campo Grande, no entanto, a paróquia localizada no bairro Monte Líbano prefere manter o tradicional.

A paróquia São Sebastião realiza a Missa do Galo à meia-noite, como manda o costume, celebrada pelo pároco Padre Marcelo Tenório.

História - Historiadores afirmam que a Missa do Galo começou a ser celebrada no século 2 d.C., com o papa Telésforo, que guiou a Igreja Católica entre 126 e 136. Havia nessa época três missas: uma ao pôr-do-sol do dia 24 de dezembro, à meia-noite e a missa do Natal, na manhã do dia 25.

Com relação ao nome dado à celebração, há algumas divergências. Há que afirme que no nascimento do Menino Jesus um galo teria cantado anunciando a chegada de Cristo. Outros, dizem que antigamente, as pessoas voltavam de madrugada para casa depois da missa e ouviam o cantar do galo.

Todas as velas do advento devem estar acesas e é cantado o canto de Glória. No Natal tradicional, as famílias colocavam a imagem de Jesus no presépio, após retornarem da missa, e só então faziam a ceia e troca de presentes.

Confira horários de missa na Capital

O arcebispo de Campo Grande Dom Vitório Pavanello celebra a Missa do Galo na Catedral Santo Antônio às 20 horas desta quarta-feira. No dia 25, Dom Vitório celebra missa natalina na paróquia São Francisco às 18 horas.

Na paróquia São José a missa da véspera do Natal será celebrada às 20 horas. Já na Cristo Luz dos Povos a missa será as 20 horas na matriz e às 19h30 nas capelas.

(Com informações do portal E-Band)

Nos siga no Google Notícias