ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Parque do Sóter pode virar área permanente para passeio com cães

Edmir Conceição e Viviane de Oliveira | 11/12/2011 11:38
A caminhada faz bem a humanos e animais.
A caminhada faz bem a humanos e animais.
Cãominhada no Parque Sóter. (Foto: Simão Nogueira)
Cãominhada no Parque Sóter. (Foto: Simão Nogueira)

O Parque do Sóter poderá se transformar em área permanente para passeios com cachorros, de acordo com os organizadores da Cãominhada, que está em sua quarta edição.

Segundo Carolina Salles, que faz parte da coordenação do projeto, a ideia inicial com o evento era tirar as pessoas do sedentarismo, mas na medida que o evento foi crescendo, está se consolidado a proposta de tornar o espaço, em determinado dia da semana, mês e ano, uma área de convivência entre os donos e seus animais de estimação.

De pretexto para proporcionar um dia especial com diversas opções de lazer, esporte e integração social, a Cãominhada ganha mais adeptos a cada edição. Neste domingo a Câminhada atraiu ao Parque do Soter cerca de 500 pessoas, algumas com dois, três e até cinco cães.

Enquanto os donos passeiam com os animais, as crianças se divertem com atividades de recreação e atrações, como a cama elástica, o pula-pula, piscinas de bolinhas e torneios esportivos. Entre as atrações, a Polícia do Exército apresentou cães adestrados.

“Agora, com o sucesso do evento, o objetivo é abrir o parque permanentemente para que as pessoas possam passear com seu cão”, diz Carolina, comparando o Sóter ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde há dias definidos para passeios com animais. Essa condição, no entanto, impõe algumas obrigações e deveres, com a sanidade, vacinação, equipamentos, guias e outros cuidados com a posse de animais.

Na Cãominhada deste domingo no Parque do Sóter o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) faz aplicação de vacina antirrábica e a clínica veterinária Petit Bichon distribui 250 kits. Segundo o gerente da clínica, Edson da Costa Amorim, o kit é composto de uma camiseta, porção de ração (amostra), orientações sobre a leishmaniose e saquinhos para recolher fezes. “Se cada um dos proprietários de animais contribuir e deixar o parque limpo após o evento, estaremos atingindo nosso objetivo de poder abrir o espaço permanentemente”, diz Carolina Salles.

O casal Anelize e José Luiz Moreira Santana é apaixonado por cães. Anelize e José levaram seus cinco cachorros ao passeio e tiveram trabalho para apartá-los. O casal mora na Nova Bahia e diz aprovar a ideia da caminhada com os animais.

Os participantes da promoção destacam a iniciativa, que tira a população do sedentarismo e combate o estresse dos animais. Durante a cãominhada os donos de animais recebem orientações sobre a posse responsável, adoção e o tratamento das zooneses e, principalmente, a leishmaniose.

Militares fazem demonstrações de adestramento. (Foto: Simão Nogueira).
Militares fazem demonstrações de adestramento. (Foto: Simão Nogueira).
Nos siga no Google Notícias