ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Pássaros exóticos são apreendidos e responsável multado em R$ 332 mil

Nadyenka Castro | 09/09/2011 15:18

Animais eram criados em uma residência da Vila Bandeirantes. Apreensão foi feita pela Polícia Civil em conjunto com o Ibama

Pássaros estavam em gaiolas em residência da Vila Bandeirantes. (Foto: Divulgação)
Pássaros estavam em gaiolas em residência da Vila Bandeirantes. (Foto: Divulgação)

Ação conjunta da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) apreendeu 114 pássaros exóticos na manhã da última terça-feira (6) em uma residência da Vila Bandeirantes, em Campo Grande.

De acordo com o delegado Fernando Villa de Paula, os pássaros eram usados em competição de melhoramento genético.

O responsável pelos animais, um produtor rural de 48 anos, foi multado em R$ 332 mil e irá responder por crime ambiental.

Devido à grande quantidade, os 113 animais da espécie Agapornis e um Psitacula Krameri, continuam com o infrator até que seja encontrado local adequado para eles.

Conforme o delegado, não é proibido criar animais exóticos, no entanto, normativa do Ibama determina que o interessado deve se cadastrar até dezembro deste ano. Mas, para se cadastrar, precisa provar a origem.

O crime ambiental está tipificado no artigo 31 da Lei Federal n.º 9605/98, o qual estabelece pena de detenção de três meses a um a no para quem introduz “espécime animal no país, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente”.

Nos siga no Google Notícias