ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

PEC quer dividir responsabilidade de guarda de presídio entre PMs e agentes

Viviane Oliveira e Leonardo Rocha | 09/12/2015 10:44
Atualmente, a segurança externa é feita exclusivamente pela PM. (Foto: arquivo/Marcos Ermínio)
Atualmente, a segurança externa é feita exclusivamente pela PM. (Foto: arquivo/Marcos Ermínio)

O governo encaminhou, nesta terça-feira (8), para a Assembleia Legislativa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que divide responsabilidade de guarda externa dos presídios entre a Polícia Militar e agentes penitenciários. Hoje, somente a PM faz a segurança e a escolta no entorno dos estabelecimentos penais.

O Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), justifica dizendo que os agentes penitenciários estaduais estão treinados para assumir a responsabilidade externa dos presídios, pois realizam curso de preparação oferecido e administrado pela Academia de Polícia Militar.

O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo na Assembleia, disse que o pacote de projetos prevê várias mudanças para os agentes penitenciários, inclusive o uso de armas e a criança de concurso público. A tendência no futuro é de aumento salarial para a categoria. “O projeto também prevê a criação de uma corregedoria para agentes penitenciários”, diz o parlamentar.

O projeto deve passar pelas comissões permanentes, ser votado na semana que vem e como não gera polêmica deve ser aprovado com consenso, destaca Rinaldo. A medida, conforme o governador, vai proporcionar mais segurança à população, poque a PM poderá colocar maior número de policiais nas ruas.

Conforme o presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul), Edmar Soares da Silva, a alteração no texto pode amenizar a falta de policiais nas ruas, pois, atualmente, o Estado tem um déficit de quase 100% no efetivo, de acordo com levantamento feito pela entidade.

Nos siga no Google Notícias