ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pedestres dividem calçada de avenida com entulhos e restos de asfalto

Paula Vitorino | 17/05/2011 14:11

Ao longo da via, vários terrenos sem calçada também causam transtornos

Restos de asfalto foram jogados na calçada. (Foto: Pedro Peralta)
Restos de asfalto foram jogados na calçada. (Foto: Pedro Peralta)

Para quem é pedestre, transitar pela Avenida Rachid Neder - bairro São Francisco – não é fácil. A Avenida é uma via rápida, com grande fluxo de veículos e pista estreita, sem acostamento. No entanto, a passagem dedicada aos pedestres está com vários trechos sem calçamento e, com isso, os moradores da região que precisam passar pela via tem de se aventurar desviando pelo meio-fio.

“Para quem precisa andar a pé aqui é horrível. Não tem calçada. Você tem que descer pra rua, andar beirando o meio-fio, e os carros passam correndo, tirando fina de você. É um perigo”, denuncia a professora Maria José Rainche, de 46 anos.

A reportagem do Campo Grande News constatou ao menos cinco terrenos sem calçada ao longo da via, no trecho entre as ruas Arthur Jorge e 14 de Julho. São terrenos particulares, que em maioria estão para venda ou em construção.

Entre as ruas Rui Barbosa e Padre João Crippa, além de trechos sem calçamento, os pedestres tem de dividir a calçada com montes de entulho, desviando até de pedregulhos de asfalto.

“Quando chove, vem enxurrada lá de cima e leva tudo o asfalto. Mas aí, os responsáveis vêm, arrumam o asfalto, mas jogam o pedregulho no lugar onde o pedestre passa. Ou seja, arrumam a rua para os carros, mas estragam a calçada dos pedestres”, reclama a professora.

De acordo com os moradores da região, os entulhos amontoados na calçada vêm de diversas obras vizinhas. Já os pedregulhos de asfalto são restos de recapeamentos feitos na própria Rachid.

Ao longo da Avenida Rachid Neder, sentido centro, vários terrenos estão sem calçada. (Foto: Paula Vitorino)
Ao longo da Avenida Rachid Neder, sentido centro, vários terrenos estão sem calçada. (Foto: Paula Vitorino)

Perigo - A proprietária de uma academia na Avenida, Mirtes Gonçalves, de 37 anos, aponta outra dificuldade para os pedestres na via, a falta de faixa para travessia no local.

“Acaba dificultando para as pessoas que moram aqui perto e vêem a pé. Sem calçada e sem faixa de pedestre fica complicado andar pela via”, diz.

O mecânico Gilson Araujo Moura, de 41 anos, denuncia a alta velocidade dos motoristas pela Avenida. “As pessoas correm muito e para o pedestre fica perigoso”, diz.

A via possui redutor de velocidade nas duas faixas de pista, com velocidade de 60km/h em um trecho e de 30 km/h em outro.

Para o mecânico, os terrenos abandonados e sem calçadas além de trazerem transtornos para os pedestres, também são um perigo para os vizinhos.

“O terreno aqui da frente tinha até uma casa abandonada dentro, mas já demoliram. Mas vive cheio de mato nos terrenos, é um perigo. Aqui na região tem muito rato, é um problema”, revela.

A professora Maria conta que por diversas vezes teve de tirar do próprio bolso o dinheiro para a limpeza de terrenos vizinhos.

Resposta - A Prefeitura Municipal informou por meio da assessoria que irá mandar uma equipe até o local para verificar a situação e pedir que a empreiteira responsável pelo recapeamento da via retire os restos de asfalto da calçada.

Os proprietários dos terrenos particulares sem calçada devem ser notificados por fiscais do município e se não cumprirem as exigências serão multados. É responsabilidade do proprietário fazer o calçamento do terreno, como também manter a área limpa e fechada.

A Prefeitura não informou se existem áreas públicas ao longo da via, mas garantiu que irá verificar e tomar as devidas providências que forem necessárias.

Nos siga no Google Notícias