ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Pelo 5º dia, Capital está entre as 4 cidades do país mais quentes

Paula Vitorino | 10/03/2012 15:53

Umidade relativa do ar também registra indíces baixos

Em dias de sol forte, guarda-chuva muda de função para proteger moradores dos raios ultravioletas. (Foto: João Garrigó)
Em dias de sol forte, guarda-chuva muda de função para proteger moradores dos raios ultravioletas. (Foto: João Garrigó)

Sem chuva nos últimos dias, o sol predomina no céu de Campo Grande e as temperaturas permanecem em alta, acima dos 30°. Pelo 5º dia consecutivo neste mês, a Capital aparece entre as quatro cidades do país com maiores temperaturas, no horário do meio-dia, segundo o ranking do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Dos cinco dias, Campo Grande foi a cidade mais quente por três vezes: terça, quarta e sexta-feira. A maior temperatura foi registrada ontem, com quase 33° ao meio-dia, mas ainda chegou aos 35° ao longo da tarde.

Hoje, os termômetros registraram 31,5°, de acordo com o registro feito pelo Inmet ao meio-dia, e rendeu a Capital o título de segundo lugar no ranking das mais quentes. Mas ao longo da tarde o sol ficou ainda mais forte e a temperatura passou dos 32°.

Além do sol forte, com altas temperaturas, os dias de verão sem chuvas também castigam os campo-grandenses com os índices baixos da umidade relativa do ar. Ontem a umidade chegou a 18% na Capital.

Em Mato Grosso do Sul, o menor índice do ano foi registrado em Sidrolândia, com 16%. O indicador é comparável ao clima de deserto, onde, durante o dia, a umidade chega a 13%, com temperatura na casa dos 50ºC.

As temperaturas acima dos 30° e a umidade relativa do ar abaixo dos 20% aumenta a intensidade dos raios ultravioletas e exige cuidados redobrados. As pessoas devem evitar exposição ao sol, além de usar filtro solar, beber bastante água e umidificar os ambientes com aparelhos ou toalhas molhadas.

Previsão - A previsão do Inmet é de pancadas em Campo Grande amanhã e nos próximos dias, mas as temperaturas máximas continuam acima dos 30°. Em todo o Estado também devem ocorrer pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de chuva forte na região nordeste.

O Verão termina no próximo dia 20. O tempo quente e seco neste período do ano é totalmente oposto ao registrado em Mato Grosso do Sul no fim do Verão do ano passado. Em 12 de março de 2011, o ministro da Integração Nacional veio ao Estado para avaliar os danos das enchentes. As águas invadiram Aquidauana, Coxim, Paranaíba e a região pantaneira.

Nos siga no Google Notícias