ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pequeno, mas perto do Centro, aeroporto deve ser ampliado até 2021

Completando 53 anos nesta sexta-feira (20), o aeroporto tem capacidade para receber 1,6 milhão de passageiros ao ano

Christiane Reis | 20/01/2017 09:10
Pequeno, mas perto do Centro, aeroporto deve ser ampliado até 2021

Distante 7 quilômetros do Centro da cidade, ponto de parada estratégico em relação aos países do Mercosul (Mercado Comum do Sul) e com capacidade para receber 1,6 milhão de passageiros a cada ano, o Aeroporto Internacional de Campo Grande, que nesta sexta-feira (20) completa 53 anos de existência, ainda surpreende quem desembarca na Capital. Turistas e pessoas que viajam a negócios resumem a impressão a uma só palavra: pequeno.

Por outro lado, o aeroporto avança nos serviços oferecidos como o terminal de logística de carga, que no ano passado registrou 1.343,2 toneladas movimentadas, sendo 1.343 toneladas de importação e 0,2 toneladas de exportação, segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, administradora do aeroporto. A empresa também destacou que investimentos são feitos ao longo do tempo e há projeto de ampliação no planejamento 2017-2021.

Primeira Impressão – Passageiros que visitam Campo Grande ainda destacam o tamanho do aeroporto quando questionados sobre a impressão que tiveram do local. “Por ser pequeno as opções acabam sendo poucas”, disse o engenheiro Geraldo Pereira Dias Ferreira, 53 anos. Ele mora em Belo Horizonte (MG), e vem à Capital com frequência a negócios. De passagem por Campo Grande e com destino a Bonito, a estudante carioca Rebeca Oroscho, 25 anos, compartilha da mesma opinião. “É bem pequeno, apenas isso”.

Aeroporto foi inaugurado em 1964. (Foto: Marcos Ermínio)
Aeroporto foi inaugurado em 1964. (Foto: Marcos Ermínio)

A amiga dela, também estudante, Letícia Teixeira, 27 anos, acrescentou que apesar de pequeno há uma boa estrutura. “Vi que tem caixa eletrônico, bebedouro e Anvisa” , destacou. Mesmo quem conhece aeroportos espalhados pelo mundo tem a mesma impressão. A arquiteta Carmem Teresa Costa Baest, 29 anos, veio de Valencia, na Espanha, e viaja por várias cidades do Brasil. “Aqui é bem pequeno comparado com os outros”, avaliou.

Já a assistente social, que mora no Rio de Janeiro, Elaine Antunes, 40 anos, pontuou que a questão do fluxo pode ser algo que influencie. “Não sei como é o fluxo, mas penso que poderia oferecer mais opções”, disse. Ela também seguiu viagem para Bonito.

Em 2016, segundo a Infraero, foram registrados que 1,4 milhão de pessoas embarcaram ou desembarcaram no aeroporto da Capital, no ano passado foram 1,5 milhão e no retrasado foram 1,6 milhão de pessoas.

Com relação aos pousos e decolagens foram registrados no ano passado 19.466; em 2015 os registros somaram 22.825 e no ano retrasado 24.843.

Intervenções – A aeroporto já passou por diversas intervenções para melhorar o conforto dos passageiros, algumas mais recentes. Em novembro de 2013, por exemplo,a Infraero entregou a ampliação da sala de desembarque do aeroporto. No novo espaço, houve a instalação de uma segunda esteira de restituição de bagagens, agilizando o processo de devolução das malas aos passageiros.

Carmem Teresa Costa Baest considerou o aeroporto pequeno. (Foto: Marcos Ermínio)
Carmem Teresa Costa Baest considerou o aeroporto pequeno. (Foto: Marcos Ermínio)
Elaine Antunes veio do Rio de Janeiro com destino a Bonito. (Foto: Marcos Ermínio)
Elaine Antunes veio do Rio de Janeiro com destino a Bonito. (Foto: Marcos Ermínio)

Os serviços para a reforma e ampliação do desembarque do aeroporto contemplam também a construção de novos banheiros e a ampliação de uma das esteiras de bagagens. Os investimentos foram de R$ 1 milhão.

No final de novembro do ano passado, foi realizado trabalho de recapeamento da via de acesso em frente ao terminal de passageiros do Aeroporto de Campo Grande, o que consumiu investimento de R$ 76 mil.

Ainda estão por vir reforma da seção de combate à incêndio; construção da central de resíduos sólidos; intervenções no terminal de passageiros existente, incluindo revitalização do sistema de climatização.

Além disso, estão previstas também ações de licenciamento ambiental, elaboração dos projetos de engenharia e contratação das obras de construção o novo complexo aeroportuário, que contempla um novo terminal de passageiros, novo pátio de aeronaves, estacionamento de veículos e acesso viário.

Segundo a Infraero, os requisitos para os projetos estão concluídos e a empresa aguarda aporte de recursos do Governo Federal para a execução. Os valores previstos não foram informados, a empresa justificou que ainda estão sujeitos à aprovação por parte do Governo Federal.

Pequeno, mas perto do Centro, aeroporto deve ser ampliado até 2021

História - A história do aeroporto tem início em 1932, quando o então Ministério da Guerra criou um Núcleo de Destacamento de Aviação na capital sul-mato-grossense, como base de apoio às aeronaves que transitavam pela região Centro-Oeste. Na ocasião, foi construída uma infraestrutura mínima com uma pista de pouso para atender à nova base.

Com a implantação do Núcleo, em 10 de março de 1934, foi inaugurada a primeira linha do Correio Aéreo de Fronteira, atendendo à região sul do antigo estado de Mato Grosso (antes da criação do Mato Grosso do Sul).

Alguns anos mais tarde, em setembro de 1945, nascia a Base Aérea de Campo Grande, paralela ao aeroporto sul-mato-grossense, conhecida como a Sentinela do Pantanal. Cinco anos depois, em 1950, se iniciaram as operações aéreas comercias. Em janeiro de 1964 foi inaugurado aeroporto de Campo Grande.

Até 1975, o terminal era administrado pelo Ministério da Aeronáutica, por meio do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil). A partir dessa data, o terminal passa a ser administrado pela Infraero, quando foram realizadas uma série de obras. Na década de 80, o terminal de passageiros passou por uma ampliação considerável, passando de 1.500m² para 5.000m². Já em 1998 houve uma nova ampliação do terminal de passageiros, que passou para 7.215 m².

Nos siga no Google Notícias