ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pesquisa da Uems estuda reutilização do lodo de esgoto na produção de mudas

Flávia Lima | 28/04/2015 12:53
Pesquisa teve início em 2013 e deve ser concluída até 2016. (Foto:Divulgação)
Pesquisa teve início em 2013 e deve ser concluída até 2016. (Foto:Divulgação)

Um grupo de pesquisadores da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) trabalha para descobrir formas de reutilizar o lodo de esgoto, resíduo que vem crecendo e se transformando em um problema nas grandes cidades. O trabalho vem sendo feito em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

Os pesquisadores tem desenvolvido estudos que analisam a utilização de resíduos de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como coadjuvante na composição de substrato para produção de mudas nativas. O objetivo é dar subsídios para a restituição de cobertura vegetal em áreas degradadas. O projeto teve início em julho de 2013 e segue sendo desenvolvido até julho de 2016, sob orientação do professor da UEMS, Etenaldo Felipe Santiago.

Segundo o pesquisador, o processo de tratamento do esgoto doméstico produz como resíduo sólido o lodo de esgoto e com o acelerado processo de urbanização, a tendência de aumento deste lodo é inevitável. O problema é que seu acúmulo descontrolado pode desencadear sérios impactos ambientais, podendo provocar a contaminação do solo e da água.

A boa notícia trazida pelo grupo de pesquisa é que este resíduo apresenta características que tornam possível sua utilização para fins agrícolas. Entre os principais caminhos para o reaproveitamento do lodo do esgoto, os pesquisadores apontam sua utilização na produção de mudas de espécies de árvores nativas.

“Com este projeto espera-se gerar dados capazes de avaliar a viabilidade do uso do lodo de ETE como forma de subsidiar ações de restituição de cobertura vegetal nativa em áreas impactadas bem como fortalecer as parcerias institucionais”, explicou o professor.

Nos siga no Google Notícias