ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pestalozzi minimiza críticas por "falta de fiscalização" em Muro da Gentileza

Nyelder Rodrigues | 13/06/2016 18:00
Doadora desistiu de deixar materiais no local após ver cena que ela reprovou e relatou no Facebook (Foto: Reprodução)
Doadora desistiu de deixar materiais no local após ver cena que ela reprovou e relatou no Facebook (Foto: Reprodução)

Um espaço para doações de materiais diversos e aberto para quem quiser pegar os objetos ali disponibilizados. Assim funciona o Muro da Gentileza, espaço criado pela Pestalozzi de Campo Grande, mas alvo de críticas de uma doadora nesta segunda-feira (13) por "falta de fiscalização".

A doadora, que se identifica como Ivone Carvalho no Facebook, postou na rede social um relato se dizendo desanimada ao ver uma mulher, com a filha, e um homem, recolhendo no local muitas doações que foram depositadas ali, deixando poucos materiais - Ivone estava levando cobertores ao local quando viu a cena.

"O carrinho de bebê dela e a bicicleta dele já estavam ABARROTADAS de doações que DEVERIAm ser compartilhadas com outras pessoas necessitadas" e "A jovem dizia, repetidamente, que voltaria amanhã para buscar mais" foram alguns dos relatos deixados por Ivone, demonstrando indignação com a situação.

O ocorrido, taxado como inapropriado pela doadora, foi minimizado pela presidente da Pestalozzi de Campo Grande, Gyselli Tannous. "Essa questão é algo muito subjetivo. Não há limitações de participação no muro, não te uma regra. Impor isso fugiria ao espírito do muro", explica, acrescentando que a forma como é realizado seguirá a mesma.

"Deveríamos observar mais as coisas muito boas que o Muro da Gentileza vem proporcionando. De uma forma geral o que a gente tem visto é uma troca intensa, algo muito legal. A grande maioria, se não quase a totalidade das pessoas participam de forma bacana da iniciativa. Não é um muro só de carentes. Há livros, outras coisas ali", esclarece Gyselli.

Além de ajudar outras pessoas, a intensão do Muro da Gentileza também é estimular uma cultura cooperativa, de troca, e por isso não deve ser policiado. "Ontem tínhamos um excedente muito grande de doações, porque deixaram muitas coisas por causa do frio. Então organizamos um Muro Itinerante", diz Gyselli.

A iniciativa móvel usou a van da Pestalozzi para levar até o bairro Noroeste as doações, atraindo a participação da comunidade, que se aproximou e demonstrou em diversas situações solidariedade.

A inauguração oficial do Muro da Gentileza ocorre nesta terça-feira (14), às 11h. A iniciativa foi montada na sede da entidade, que fica na rua Pernambuco, 1253, Vila Rosa.

Nos siga no Google Notícias