ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Operação da PF prende quadrilha que enviava droga à Europa e África

Ângela Kempfer | 27/10/2011 10:25

A Polícia Federal cumpriu 3 mandados de busca e apreensão na manhã de hoje em Campo Grande como parte da Operação Semilla, desencadeada em sete estados brasileiros contra quadrilha de traficantes.

Havia também um mandado de prisão, mas a pessoa procurada não estava na cidade e acabou presa em Jales (SP). A PF não informa em quais locais foram recolhidos documentos, nem os nomes dos envolvidos.

O grupo é acusado de tráfico internacional de drogas, com membros brasileiros, sul-americanos e europeus. Os traficantes traziam cocaína da Bolívia e maconha do Paraguai.

Os entorpecentes entravam por Mato Grosso do Sul e depois eram transportados para a Europa e África, além de ser distribuída também no Brasil.

Também nesta manhã foram apreendidos R$ 68 mil, além de veículos. As contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados foram bloqueadas e a Justiça ordenou o sequestro de 20 imóveis, 15 veículos e uma aeronave.

A operação foi batizada Semilla, porque parte da droga era enviada como sementes. Policiais federais cumpriram ao todo 54 mandados de prisão temporária e 59 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Goiás, expedidos pela 4 ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

A quadrilha começou a ser descoberta há um ano e desde então 70 pessoas já foram presas em flagrante por tráfico de drogas, uma delas suspeita de integrar a máfia calabresa, na Itália.

Desde 2010, 4.327 quilos de cocaína e 5.210 quilos de maconha foram apreendidos com membros do esquema, além de um R$ 1 milhão armas em moeda nacional e estrangeira, munições, 48 veículos e uma aeronave, comprados com o dinheiro do narcotráfico.

Neste tempo, a PF também chegou a um dos laboratórios de refino de cocaína, desativado em Barueri, na Grande São Paulo.

Nos siga no Google Notícias